qua, 8 de outubro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.10.25

CPI dos alimentos elabora primeiros questionamentos à Secretaria

Na Assistência Social, o tema também está sendo investigado em duas sindicâncias diferentes

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento realizou, nesta quinta-feira (08), a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga o armazenamento e uma suposta destinação de alimentos com o prazo de validade vencidos na secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento.
Durante o primeiro encontro, os parlamentares puderam formular uma série de questionamentos que serão encaminhados à titular da Secretaria responsável pela investigação. A ideia é que, após chegarem as respostas dos primeiros questionamentos, embasados com os documentos solicitados iniciem-se as oitivas para ouvir dentro do inquérito instaurado pela Câmara.
Entre os temas das perguntas realizadas nesta quinta, estão as licitações dos alimentos para a doação; quais são os trâmites para a entrega; quem são os responsáveis pelo setor de estoque e distribuição dos alimentos; a sindicância aberta para apurar os fatos; e se houve controle dos vencimentos dos alimentos.
Durante a primeira reunião, os parlamentares ainda demonstraram estar se organizando sobre como agir durante os trabalhos do inquérito. Durante diversas vezes, os vereadores destacaram a forma como deverão agir para não inviabilizar o processo que iniciou na semana passada.

NA SECRETARIA

O tema também vem sendo investigado na própria Secretaria de Assistência Social. De acordo com a secretária Gabriele Fernandes, foi aberta sindicância para apurar todas as responsabilidades. “Houve um erro, sim, por não termos distribuído a tempo os alimentos, um erro pontual que não acontecerá mais, por isso abrimos duas sindicâncias para apuração de fatos e responsabilização dos culpados, caso tenha”, afirmou.
Sobre a CPI, a titular da pasta disse que espera que tudo seja “apurado de forma imparcial, levando esclarecimento à comunidade de forma legal e fidedigna”.

Operativo “Norte seguro” en diversas rutas de Rivera

Con el objetivo de brindar seguridad en el departamento de Rivera, se llevó a cabo el “Operativo Norte Seguro” en rutas N° 5, 26, 27, 28, 29 y 30. En la oportunidad se realizó el despliegue de las Unidades Intervinientes, Seccional 2°, 3°, 4°, 5°, Unidad de Respuesta y Patrullaje Rural, Grupo de Respuesta Táctica, Equipo K-9 de la Jefatura

Deputado Afonso Hamm pede auditoria do TCU  nos Bancos e Cooperativas por restrição ao Crédito Rural e irregularidades

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, dia 8, requerimento de autoria do deputado federal Afonso Hamm que reivindica ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma investigação nos agentes financeiros (bancos e cooperativas) que operam a Política Nacional de Crédito Rural. O requerimento, aprovado por unanimidade com