dom, 23 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Ala Covid da Santa Casa registra número recorde de internações

No mês de março, mais do que dobrou o número de pessoas internadas na ala destinada aos pacientes com suspeita ou acometidos pelo novo coronavírus

Na Ala Covid da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, mais do que dobrou o número de pessoas internadas no mês de março, na comparação com fevereiro. Os dados são de um relatório mensal divulgado pelo fisioterapeuta Antônio Araújo, que atua no setor do hospital. Ao todo, foram 110 pessoas internadas; em fevereiro, foram 49.
Segundo o documento, o aumento de leitos na ala, de 16 para 24, foi um dos fatores para elevação do número de internações, mas mesmo assim, a disponibilidade maior não representou uma diminuição na demanda, pelo contrário, a ala não deixou de estar 100% ou quase toda ocupada no último mês.
Dos pacientes que passaram pela ala Covid no mês de março, 55% são homens e 45% mulheres. No dia 31 ainda continuavam internados 23, ou seja, 20,3%; a maioria que teve alta, foram 68%; os que representaram óbitos foram 4,5%, um total de cinco; oito pessoas foram transferidas para setores como unidades de terapia intensiva e prontos atendimentos: sete foram a óbito e um paciente ainda estava em estado grave.

MENOS DE 40 ANOS

Um dado que vem chamando a atenção na ala Covid é o número de pessoas cada vez mais jovens internadas. Em março, 14% dos pacientes tinham menos de 40 anos. “O atendimento de fisioterapia teve um grande salto de um mês para o outro. Em fevereiro, tivemos 160 atendimentos. Em março tivemos um recorde de 790 atendimentos, e juntos conseguimos fazer ventilação não invasiva (VNI), um procedimento que usa o ventilador mecânico, com pressão positiva para expandir o pulmão, sendo isso um salto na qualidade e eficiência do atendimento”, explicou Antônio Araújo, que complementou com um pedido: “siga se cuidando, vivemos um momento de alta de casos e de mortes em todo o país, cuide de quem você ama e se cuide. Use máscara! A vida não tem preço”.

Com Gil do Vigor em Feirão, negociações de dívidas no país crescem 34% nos primeiros três meses do ano, segundo a Serasa

● Mutirão nacional bate recordes em fechamento de acordos, atendimentos e filas em São Paulo.
● 5,3 milhões de dívidas já foram negociadas somente no Feirão Limpa Nome. No Rio Grande do Sul já foram fechados mais de 232 mil acordos desde o início do Feirão.
● Atendimento especial 0800 para negociar dívidas bate recorde de procura.