qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

A piscicultura é uma ótima alternativa para pequenos produtores

Aconteceu nesta semana mais uma Feira do Peixe, na Praça General Osório, o evento contou com a presença de um grande público. Segundo os organizadores, foram comercializadas mais de três toneladas de peixe, entre a qualidade de carpa capim; carpa húngara; carpa prateada; carpa cabeçuda; traíra; bagre. A grande procura pelo produto demonstra que o setor da piscicultura tem um grande potencial em nosso município, como explica o produtor Régis Martins, proprietário da piscicultura Nossa Senhora do Livramento.
Com 10 anos de atuação na fronteira, localizada na região do Sarandi, 7º distrito de Livramento, o empreendimento trabalha com uma área de dois hectares alagados contendo sete tanques de produção, dois de recria e cinco de engorda com capacidade anual de oito a 10 toneladas por ano. “Apesar de nós termos essa capacidade, hoje estamos com produção menor, porque ainda não temos público em Livramento”, disse.
Para Régis, o setor da criação de peixes no município tem grande possibilidade de expansão, desde que haja políticas públicas e ações de incentivo aos pequenos produtores. “Livramento possui uma associação de piscicultores que foi registrada inclusive com CNPJ. Mas atualmente ela está parada por falta de sócios”.
Segundo o produtor, atualmente na Granja Municipal funciona um abatedouro de peixe onde todos os produtos comercializados na feira são abatidos e inspecionados inclusive com emissão de nota fiscal. “Aqui na região nós temos um mercado muito promissor nesta questão do peixe de água doce, porque nós não temos quase produção, a não ser o mercado do extrativismo da traíra”, complementou.
A Piscicultura Nossa Senhora também realiza a venda de alevinos nos períodos de novembro a março, que é a época de reprodução. – Nós temos comercializado, em média, 15 mil alevinos por pedido. Onde os interessados, geralmente, buscam com a finalidade de reposição e para a criação, sem a intenção de comercialização.

Todo pronto para la asunción de Richard Sander como intendente de Rivera

El acto protocolar se realizará en el Teatro Municipal de Rivera En la jornada de este jueves 10 de julio se llevará a cabo el cambio de mando de la intendencia departamental de Rivera, dónde el actual intendente Arquitecto, José Mazzoni, dejará su lugar al intendente electo, Contador Richard Sander. El acto protocolar se llevará a cabo a partir de