sex, 21 de março de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.03.25

A piscicultura é uma ótima alternativa para pequenos produtores

Aconteceu nesta semana mais uma Feira do Peixe, na Praça General Osório, o evento contou com a presença de um grande público. Segundo os organizadores, foram comercializadas mais de três toneladas de peixe, entre a qualidade de carpa capim; carpa húngara; carpa prateada; carpa cabeçuda; traíra; bagre. A grande procura pelo produto demonstra que o setor da piscicultura tem um grande potencial em nosso município, como explica o produtor Régis Martins, proprietário da piscicultura Nossa Senhora do Livramento.
Com 10 anos de atuação na fronteira, localizada na região do Sarandi, 7º distrito de Livramento, o empreendimento trabalha com uma área de dois hectares alagados contendo sete tanques de produção, dois de recria e cinco de engorda com capacidade anual de oito a 10 toneladas por ano. “Apesar de nós termos essa capacidade, hoje estamos com produção menor, porque ainda não temos público em Livramento”, disse.
Para Régis, o setor da criação de peixes no município tem grande possibilidade de expansão, desde que haja políticas públicas e ações de incentivo aos pequenos produtores. “Livramento possui uma associação de piscicultores que foi registrada inclusive com CNPJ. Mas atualmente ela está parada por falta de sócios”.
Segundo o produtor, atualmente na Granja Municipal funciona um abatedouro de peixe onde todos os produtos comercializados na feira são abatidos e inspecionados inclusive com emissão de nota fiscal. “Aqui na região nós temos um mercado muito promissor nesta questão do peixe de água doce, porque nós não temos quase produção, a não ser o mercado do extrativismo da traíra”, complementou.
A Piscicultura Nossa Senhora também realiza a venda de alevinos nos períodos de novembro a março, que é a época de reprodução. – Nós temos comercializado, em média, 15 mil alevinos por pedido. Onde os interessados, geralmente, buscam com a finalidade de reposição e para a criação, sem a intenção de comercialização.

Cresol realiza a Assembleia de 2025, em Sant’Ana do Livramento

Na noite desta quinta-feira (20), o CTG Sinuelo do Caverá, em Santana do Livramento, foi palco da pré-assembleia da Cresol 2025. O evento reuniu cooperados e lideranças da instituição para apresentar resultados financeiros, discutir a gestão da cooperativa e planejar o futuro. Durante o encontro, foi oferecido um jantar aos participantes, proporcionando um momento de confraternização e aproximação entre os

Luis Carlos Silva é homenageado pelo Lions Clube

Na noite da última quarta-feira (19), o Lions Clube de Santana do Livramento promoveu uma emocionante homenagem ao empresário Luis Carlos Silva. O evento ocorreu na sede da instituição, localizada na rua dos Andradas, número 1080, e contou com a presença de diversos membros da comunidade e autoridades locais. Durante a solenidade, Luis Carlos Silva foi surpreendido ao descobrir que

Nota à Imprensa – Governo incompetente é assim: a conta sempre vem com juros.

A oposição recebe com muita preocupação a decisão do Banco Central de elevar a taxa básica de juros (Selic) para 14,25%, o maior patamar desde 2016. Esse aumento afeta diretamente o trabalhador brasileiro, tornando o crédito mais caro, dificultando o acesso a financiamentos e reduzindo o consumo, o que pode levar a mais desemprego e desaceleração econômica. Além do impacto