seg, 15 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Desde sua inauguração, Sala das Margaridas registra seis atendimentos por semana

Um local reservado, equipado e com profissionais aptos para fazer o atendimento. Assim é a chamada Sala das Margaridas, um espaço dedicado ao atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica e familiar em Sant´Ana do Livramento. Os primeiros números revelados na tarde de sexta-feira pela delegada titular da 1ª DP e responsável pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, Giovana Muller, mostra que o índice ainda é considerado alto na cidade. Em média, de acordo com ela, são de um a três atendimentos diários desde a sala foi inaugurada no último dia 08 de março.

“Acho que o fato de divulgar a existência da sala em um local mais discreto pode também ter uma contribuição importante tanto para a revelação de novos casos quanto para que o combate a esse tipo de delito seja ainda mais efetivo. As mulheres se sentem mais à vontade sabendo que podem contar com pessoal capacitado e um ambiente acolhedor”, frisou a delegada. Ao falar sobre a média, Giovana Muller disse que infelizmente esse dado não está relacionado apenas com a questão da pandemia, mas a rastros culturais. “Temos um número elevado não só desses casos, mas também de violência sexual contra crianças e adolescentes e se formos agregar os números, aí  teremos valores absurdos. A questão sexual, essa violação que há aqui na nossa região é lamentável e precisamos acabar com essa cultura”, afirmou.

Tentativa de Feminicídio

O depoimento da Delegada vem exatamente no dia em que horas antes a Brigada Militar conseguiu impedir que a estatística fosse engrossada com mais um caso de feminicídio na cidade. O caso aconteceu durante madrugada em um quarto de hotel localizado no centro de Sant´Ana do Livramento. Segundo o boletim de ocorrência, os policias foram chamados pelo recepcionista do hotel depois que esse percebeu os gritos desesperados e os pedidos de socorro da vítima.

Ao chegar no andar referido, os policiais precisaram arrombar a porta e encontraram o agressor  investindo contra a vítima e este com um ferimento na altura da testa. O homem ainda tentou investir contra os policias que precisaram algemá-lo. Logo após, os policiais conversaram com a vítima que declarou que o homem tentou estrangulá-la antes da chegada da polícia. O individuo de iniciais R.A.S. de La V. foi levado para a DPPA e teve a prisão em flagrante determinada por tentativa de feminicídio.

 

Terra sem-lei

Certamente você já ouviu falar na expressão “terra sem-lei”. A expressão refere-se a um lugar onde todos fazem o querem, sem pensar nas consequências, o que não é o caso do Brasil. O exemplo claro disso é a decisão, desta semana, do juiz Everton Padilha Soares, do Juizado Especial Cível da Comarca de Sant’Ana do Livramento. O magistrado condenou o

Agilidade para liberar renegociação

Só depende de votação do Senado Federal a criação de um REFIS para os débitos contraídos pelos partidos políticos brasileiros em razão de descumprimento de obrigações referentes a prestações de contas, cumprimento de prazos ou ainda por eventual uso indevido de recursos de fundos partidário ou eleitoral. A Câmara dos Deputados já aprovou a PEC que propõe o refinanciamento de