seg, 23 de junho de 2025

Variedades Digital | 21 e 22.06.25

Santa Casa pode enfrentar falta de medicamentos sedativos em breve

Gestão da Santa Casa alerta sobre possível falta de sedativos para intubação Foto: Marcelo Pinto/AP

Após a grave crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 completar um ano no Brasil, diversos hospitais enfrentam uma nova batalha. Desta vez, o inimigo não é apenas o vírus, mas também a falta de medicamentos para ajudar a tratá-lo. Com o agravamento do quadro respiratório, provocado pela ação do Coronavírus, alguns pacientes precisam ser internados para utilizarem oxigênio.
Aí é que o problema aumenta, porque faltam medicamentos que fazem parte do processo. Caso o paciente precise ser intubado, ele só poderá ser submetido ao procedimento se estiver sedado.
Em Sant’Ana do Livramento, a Santa Casa de Misericórdia ainda não passa por isso, mas já existe uma preocupação por parte dos responsáveis. “São sedativos que são imprescindíveis para se manter alguém intubado. A gente tem conseguido se manter com esse suprimento, mas a ameaça é real, que a gente fique na falta desses medicamentos”, disse Leda Marisa dos Santos, gestora do hospital.

A situação é grave e o risco de desabastecimento aé real, afirma Leda Marisa sobre a falta de medicamentos sedativos na Santa Casa (Foto: Marcelo Pinto/AP )

Segundo Leda, além da escassez de recursos para adquirir os suprimentos por parte do hospital, as indústrias também enfrentam problemas para entregar os medicamentos devido à alta demanda. Questionada sobre a possibilidade de buscar ajuda do lado uruguaio da fronteira, Leda disse que as autoridades riverenses sempre se mostraram muito generosas, mas não pode haver uma dependência por parte da Santa Casa, bem como esse pedido de colaboração implica em questões diplomáticas e carece da participação do Governo do Estado.
Quanto à falta de oxigênio, como ocorreu no Amazonas há pouco tempo, Leda afirmou que, por enquanto, não há risco de desabastecimento. Outro ponto são as limitações físicas do sanatório que, com a ajuda de doações da comunidade, vão sendo sanadas. Recentemente diversos empresários e entidades realizaram a entrega de respiradores, monitores, camas e até quantias em dinheiro para a ampliação da oferta de leitos no hospital.

Ah ! Sou Cidadão Matense, desde 12 de junho de 2025

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social Agradeço à Comunidade de Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, o Título de Cidadão Matense entregue em 12 de junho de 2025, em reconhecimento às minhas contribuições acadêmicas e profissionais desde 1983. Apresento a seguir o texto oficial de apresentação que foi lido na Cerimônia: “Senhoras e senhores: Neste

Nidgie da Silva conquista 7º lugar geral na Maratona Internacional do Rio e 5º entre os brasileiros

O atleta Nidgie da Silva brilhou mais uma vez no cenário nacional de corridas de rua. Hoje, ele conquistou a 7ª colocação geral na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, considerado o maior evento de corrida da América Latina, reunindo milhares de corredores de diversos países. Além do Top 10 geral, Nidgie foi também o 5º melhor brasileiro na prova

Segundo Sorteio dos Amigos da Sorte: Uma Manhã de Emoção e Alegria!

Neste sábado, 21 de junho, a manhã foi marcada por uma grande emoção na frente da loja Augusto, localizada na esquina da Rivadávia Correia com Vasco Alves. O segundo sorteio dos Amigos da Sorte foi realizado com grande sucesso, reunindo varias pessoas ansiosas para saber se seriam os próximos premiados. A União das Empresas Augusto, Feluma, Espigão e Righi, que