qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Prefeitura compõe GT para fazer licitação do transporte coletivo

Grupo de Trabalho será coordenado pela Procuradoria Jurídica do Município e composto por várias secretarias

Nessa semana, a prefeita Ana Tarouco (DEM) anunciou que a procuradoria do Município já trabalha na criação de um Grupo de Trabalho (GT) para criar uma licitação do transporte coletivo, em Sant’Ana do Livramento – o que não acontece há mais de 30 anos. Além da equipe jurídica, devem compor o GT servidores das secretarias de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana e Planejamento. A ideia é que, cada pasta, com sua peculiaridade, aponte o que deve compor o novo certame para concessão pública.
Entre os tantos desafios para a nova licitação está o custo, tanto para os usuários, quanto para as empresas vencedoras da licitação. Isto porque a tarifa, que atualmente está em R$ 3,00, deveria estar em R$ 3,80, segundo estimativas do Executivo. No entanto, uma mudança brusca no valor da passagem consumiria todo o reajuste do salário mínimo nacional em vigor.
Para o procurador-geral do município, o objetivo é realizar um trabalho com todo o cuidado que o assunto merece, dada a repercussão social causada pela mudança no valor a ser cobrado. “Queremos fazer uma licitação ampla e transparente na qual tenhamos a qualidade necessária e uma remuneração justa”, explicou Felipe Vaz.
As primeiras reuniões do Grupo de Trabalho estão previstas para começar já nas próximas semanas, assim que definidos todos os atores importantes para essas reuniões. Segundo o procurador, a previsão é que em até oito meses, a licitação seja publicada.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa