seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Prazo para entrega de galerias da Vila Brizolla é abril deste ano

A obra foi orçada em R$119.919,46 reais os recursos são oriundos da Defesa Civil

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento iniciou, nesta semana, o trabalho de reconstrução da galeria pluvial existentes na Vila Brizolla. Esta é uma demanda bastante antiga da comunidade que vinha sofrendo há vários anos com alagamentos na região e com o risco de erosão e desmoronamento das paredes da rede pluvial, colocando em perigo a vida dos moradores da região. Segundo o secretário de obras, Dilmar Rodrigues, a previsão de entrega dos trabalhos é para o mês de abril de 2021. Ficará a cargo da Secretaria de Obras do município a supervisão do trabalho da empresa terceirizada que foi contratada para a colocação das 16 galerias que irão substituir o antigo sistema de esgoto.

As galerias, que serão colocadas no local, são iguais as que já foram implantadas em outras ruas como a rua Presidente Vargas, no bairro São Paulo, a rua Egídio Michaelsen, no bairro Umbu e Luiz Arruda, no povinho do Armour. O novo sistema de galerias pretende resolver um problema histórico daquela região da Vila Brizola, já que os alagamentos eram constantes desde que parte da estrutura começou a ceder e obstruir a passagem da água. “O trabalho tem previsão de conclusão em abril. O engenheiro Carlos da Secretaria de Obras é responsável pela fiscalização dessa obra e a reconstrução será feita pela empresa MacMáquinas que venceu a licitação”, disse o secretário.
A obra foi orçada em R$119.919,46 reais (Cento e dezenove mil, novecentos e dezenove reais com quarenta e seis centavos) e os recursos são oriundos da Defesa Civil.

Seminário Resgata a História dos Lanceiros Negros no RS

Porto Alegre (RS), 18 de setembro de 2025 – A sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), localizada na Rua Sete de Setembro, 388, será palco nesta quarta-feira, às 14h, do Seminário Lanceiros Negros. O evento visa valorizar e resgatar a memória dos soldados negros que lutaram na Revolução Farroupilha (1835–1845), frequentemente esquecidos pela