qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Executor de homicídio praticado na região do Cerro do Chapéu é preso pela Polícia Civil

Foto: Marcelo Pinto/AP

Após um intenso trabalho de investigação dos agentes da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sant’Ana do Livramento, foi preso, na manhã de quinta-feira (28), o principal suspeito de ser executor do homicídio praticado no dia 31 de dezembro na localidade do Cerro do Chapéu também conhecida como Caminho Internacional. Na ocasião J.L.L.S. que tinha 56 anos, e era de naturalidade uruguaia foi morto com vários disparos de arma de fogo no rosto.
O homem, de iniciais L.M.C., de 32 anos de idade, foi ouvido na delegacia e posteriormente encaminhado para a Penitenciária do município. Onde ficará à disposição do Poder Judiciário local.

Foto: Marcelo Pinto/AP

Segundo a delegada Giovana Muller, até agora todos os indícios apontam que o homem preso, hoje, seja o executor do homicídio. O indivíduo que é bastante conhecido do meio policial já esteve preso e possui uma extensa ficha criminal. Imagens de câmeras de segurança ajudaram no reconhecimento dele e mais um comparsa que está foragido. “Esta prisão de hoje é do executor do homicídio praticado no dia 31 de dezembro aqui na cidade. Existe uma outra pessoa envolvida que teria uma participação menor, porém esta pessoa está foragida. Portanto, são dois que efetivamente levaram a vítima para uma emboscada. O que efetuou os disparos é o que foi preso hoje. Agora nós vamos ouvi-lo novamente. Ele já havia prestado depoimento, mas negou a prática do crime. Porém, os elementos que nós colhemos não nos deixam dúvidas em relação a participação dele”.
Conforme a delegada, a motivação do crime ainda segue indefinida, contando com duas linhas de investigação. A primeira teria relação com dívidas envolvendo o tráfico de drogas, e a outra seria crime passional. “Nós temos duas linhas. Uma que seria a questão de dividas no tráfico ou crime passional. Então, ainda temos que trabalhar, porque na verdade esse homicídio do dia 31 de dezembro foi que desencadeou o triplo homicídio do início do ano. Há uma ligação entre estes fatos”.
Giovana comenta que em relação essa ligação entre os crimes em seguida que aconteceram esses fatos a equipe de investigação conseguiu colher elementos indicando a autoria tanto do homicídio, quanto do triplo homicídio. “ Nós já pedimos algumas prisões que ainda não foram deferidas. Seguimos trabalhando. Em relação ao triplo homicídio nós já temos dois indivíduos identificados como tendo participação. Ainda em relação a esta prisão de hoje, este inquérito seria remetido dentro do seu prazo legal para o indiciamento dos dois coautores. Nós continuaremos o trabalho de investigação até para entender a ligação entre os dois crimes “.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos