qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Assistência Social descarta grande quantidade de alimentos

Os mantimentos estavam armazenados de forma inadequada ou estavam fora do prazo de validade

Uma das primeiras ações de Gabriele Fernandes à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) foi descartar diversos fardos de massa, arroz, enlatados e doces. De acordo com a Secretária, o problema foi ocasionado por falta de controle da gestão anterior. “No período de transição já não havia controle de estoque. […] Quando a gente assumiu, eu pedi que verificassem todos os períodos de validade dos alimentos, até para organizar e passar mais rápido o que estava perto de vencer”, comentou.
Foi através da reorganização do estoque que o problema foi detectado. “Aí foi que nós começamos a descobrir todos os vencidos, arroz mal armazenados que criaram larvas, produtos com a validade raspada que tiveram que ser descartados”, pontuou. Na sequência, foi feito o contato com a Vigilância Sanitária para saber o destino correto para a carga. “Eles nos aconselharam a descartar. Tiramos tudo das embalagens e foi levado para a Ansus, lá na Tabatinga, tudo devidamente descartado”, informou Gabriele.
Ao todo foram cerca de 60kg de alimentos, oriundos de compras por parte da Secretaria e doações da comunidade, que poderiam ter sido doados para famílias carentes do município. Para evitar que o desperdício continue, a SMAS providenciou a informatização de seu almoxarifado que, segundo a Secretária, nunca havia sido organizado desta forma antes. “Não tinha controle da entrada das doações. Não tinha anotação, não tinha nada”, pontuou.

Sidônio não aparece na Câmara e foge de explicações sobre campanha digital de ataques ao Congresso

  O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), cobrou nesta quarta-feira (9) explicações do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre o uso político e ideológico da SECOM para atacar adversários e alimentar a polarização nas redes sociais com verba pública. Sidônio era esperado na Câmara, mas não

Espetáculo “Alma Única” chega à fronteira

Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com