Uma das primeiras ações de Gabriele Fernandes à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) foi descartar diversos fardos de massa, arroz, enlatados e doces. De acordo com a Secretária, o problema foi ocasionado por falta de controle da gestão anterior. “No período de transição já não havia controle de estoque. […] Quando a gente assumiu, eu pedi que verificassem todos os períodos de validade dos alimentos, até para organizar e passar mais rápido o que estava perto de vencer”, comentou.
Foi através da reorganização do estoque que o problema foi detectado. “Aí foi que nós começamos a descobrir todos os vencidos, arroz mal armazenados que criaram larvas, produtos com a validade raspada que tiveram que ser descartados”, pontuou. Na sequência, foi feito o contato com a Vigilância Sanitária para saber o destino correto para a carga. “Eles nos aconselharam a descartar. Tiramos tudo das embalagens e foi levado para a Ansus, lá na Tabatinga, tudo devidamente descartado”, informou Gabriele.
Ao todo foram cerca de 60kg de alimentos, oriundos de compras por parte da Secretaria e doações da comunidade, que poderiam ter sido doados para famílias carentes do município. Para evitar que o desperdício continue, a SMAS providenciou a informatização de seu almoxarifado que, segundo a Secretária, nunca havia sido organizado desta forma antes. “Não tinha controle da entrada das doações. Não tinha anotação, não tinha nada”, pontuou.


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