Após uma reunião com a Prefeita Ana Tarouco (DEM) na manhã desta quinta-feira (21) no palácio Moysés Vianna, o Deputado Estadual Luciano Zucco (PSL), também conhecido como Tenente Coronel Zucco, seguiu em direção à Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, onde realizou a entrega de dois aparelhos respiradores artificiais. A doação é fruto de um trabalho de intermediação realizado pelo parlamentar junto à Universidade de Caxias do Sul (UCS). “A gente está muito feliz em poder ajudar. Justamente em uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul, que tem um projeto muito brilhante e bonito com esses respiradores que são muito mais baratos. A gente vê tantos problemas de prefeituras por aí com o superfaturamento, a UCS dando exemplo”, comentou o Deputado.
Em sua fala, Zucco se disse muito satisfeito com a realização, por se tratar de uma demanda da cidade que, segundo ele, é uma das mais importantes do Rio Grande do Sul. Cabe salientar que os equipamentos são devidamente homologados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possuem todos os seus componentes fruto de produção nacional, o que reduz o seu custo de produção em aproximadamente R$ 20 mil. ““A UCS é uma instituição que é referência em todo país pelo trabalho comunitário que desenvolve, sem fins lucrativos. Assim que fizemos contato com a direção recebemos a imediata confirmação da doação”, explica Zucco.
Os aparelhos começaram a ser desenvolvidos em maio de 2020, sob a liderança do professor Enoir Tonolli, coordenador do Centro Tecnológico da UCS, sob o nome de “Projeto Frank5010”. Para incrementar a produção do equipamento, a universidade firmou convênio com a empresa Meditron.


Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade
Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o