Após uma reunião com a Prefeita Ana Tarouco (DEM) na manhã desta quinta-feira (21) no palácio Moysés Vianna, o Deputado Estadual Luciano Zucco (PSL), também conhecido como Tenente Coronel Zucco, seguiu em direção à Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, onde realizou a entrega de dois aparelhos respiradores artificiais. A doação é fruto de um trabalho de intermediação realizado pelo parlamentar junto à Universidade de Caxias do Sul (UCS). “A gente está muito feliz em poder ajudar. Justamente em uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul, que tem um projeto muito brilhante e bonito com esses respiradores que são muito mais baratos. A gente vê tantos problemas de prefeituras por aí com o superfaturamento, a UCS dando exemplo”, comentou o Deputado.
Em sua fala, Zucco se disse muito satisfeito com a realização, por se tratar de uma demanda da cidade que, segundo ele, é uma das mais importantes do Rio Grande do Sul. Cabe salientar que os equipamentos são devidamente homologados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possuem todos os seus componentes fruto de produção nacional, o que reduz o seu custo de produção em aproximadamente R$ 20 mil. ““A UCS é uma instituição que é referência em todo país pelo trabalho comunitário que desenvolve, sem fins lucrativos. Assim que fizemos contato com a direção recebemos a imediata confirmação da doação”, explica Zucco.
Os aparelhos começaram a ser desenvolvidos em maio de 2020, sob a liderança do professor Enoir Tonolli, coordenador do Centro Tecnológico da UCS, sob o nome de “Projeto Frank5010”. Para incrementar a produção do equipamento, a universidade firmou convênio com a empresa Meditron.
Presidente e relator da Comissão Especial se reúnem com técnicos do Centro de Liderança Pública em SP
Dentro do cronograma de atividades da Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico, os deputados presidente e relator, Guilherme Pasin e Rodrigo Lorenzoni, estiveram na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Liderança Pública, em São Paulo. A partir de agendas como essa, a Comissão deve apresentar um diagnóstico e propor soluções efetivas para estimular o desenvolvimento dos setores produtivos do RS.