qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Com o aumento de casos da Covid-19, Prefeitura publica decreto mais rígido

Imagem ilustrativa (Foto: J.V. Montoli/AP)

Exatamente no dia em que Sant’Ana do Livramento aguardava pela chegada das primeiras doses do imunizante Coronavac, o Executivo Municipal publicou um decreto com medidas mais rígidas. No documento divulgado no começo da tarde de terça-feira (19), poucas diferenças em relação à última publicação, entretanto, serviços considerados não essenciais foram suspensos.
A lista inclui academias, quadras esportivas, clubes sociais, parques, piscinas, igrejas e templos religiosos. Restaurantes com o sistema “self-service” também não poderão funcionar. Eventos de todos os tipos, festas, shows e confraternizações permanecem proibidos. Em relação à lancherias, restaurantes à la carte e trailers, o horário de funcionamento foi limitado até às 23h, sendo que a entrada de clientes deve ser permitida apenas até às 22h. Após os referidos horários, os locais poderão funcionar apenas nas modalidades pegue e leve, drive thru e delivey.
O mesmo acontece com plantões, que poderão funcionar até às 22h sem a permanência de clientes nas proximidades. Já no que se refere ao comércio, apenas algumas alterações na lotação de cada ambiente. Bem como na redução de colaboradores por jornada. O decreto também limita a capacidade dos veículos de turismo que desejam ingressar no município para 30%. Quanto à fiscalização, o Coordenador da Defesa Civil, Ademir Pacheco, destacou que neste final de semana as equipes estarão na entrada da cidade para verificar o cumprimento da determinação.
Sobre a fiscalização de um modo geral, Pacheco comentou que nos primeiros dez dias de governo as ações foram educativas, apenas com a orientação dos empresários. Entretanto, com a reincidência, as multas começaram a ser aplicadas. “No momento em que dói no bolso da pessoa, acho que aí se conscientiza. Vamos dizer que estamos com 80% de conscientização dos empresários. Ainda têm pessoas que não estão levando a sério a pandemia e os casos estão acontecendo. O vírus não aparece por acaso, alguém tem que transmitir”, justificou.
Ainda em sua fala, o Coordenador pediu bom senso por parte da comunidade, destacou as ações de fiscalização em todos os bairros da cidade e reafirmou que o intuito é proteger os cidadãos. “Espero que a comunidade compreenda que a gente não está atuando com maldade. Estamos buscando a fiscalização para que a coisa não fique pior”.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.