sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Com o aumento de casos da Covid-19, Prefeitura publica decreto mais rígido

Imagem ilustrativa (Foto: J.V. Montoli/AP)

Exatamente no dia em que Sant’Ana do Livramento aguardava pela chegada das primeiras doses do imunizante Coronavac, o Executivo Municipal publicou um decreto com medidas mais rígidas. No documento divulgado no começo da tarde de terça-feira (19), poucas diferenças em relação à última publicação, entretanto, serviços considerados não essenciais foram suspensos.
A lista inclui academias, quadras esportivas, clubes sociais, parques, piscinas, igrejas e templos religiosos. Restaurantes com o sistema “self-service” também não poderão funcionar. Eventos de todos os tipos, festas, shows e confraternizações permanecem proibidos. Em relação à lancherias, restaurantes à la carte e trailers, o horário de funcionamento foi limitado até às 23h, sendo que a entrada de clientes deve ser permitida apenas até às 22h. Após os referidos horários, os locais poderão funcionar apenas nas modalidades pegue e leve, drive thru e delivey.
O mesmo acontece com plantões, que poderão funcionar até às 22h sem a permanência de clientes nas proximidades. Já no que se refere ao comércio, apenas algumas alterações na lotação de cada ambiente. Bem como na redução de colaboradores por jornada. O decreto também limita a capacidade dos veículos de turismo que desejam ingressar no município para 30%. Quanto à fiscalização, o Coordenador da Defesa Civil, Ademir Pacheco, destacou que neste final de semana as equipes estarão na entrada da cidade para verificar o cumprimento da determinação.
Sobre a fiscalização de um modo geral, Pacheco comentou que nos primeiros dez dias de governo as ações foram educativas, apenas com a orientação dos empresários. Entretanto, com a reincidência, as multas começaram a ser aplicadas. “No momento em que dói no bolso da pessoa, acho que aí se conscientiza. Vamos dizer que estamos com 80% de conscientização dos empresários. Ainda têm pessoas que não estão levando a sério a pandemia e os casos estão acontecendo. O vírus não aparece por acaso, alguém tem que transmitir”, justificou.
Ainda em sua fala, o Coordenador pediu bom senso por parte da comunidade, destacou as ações de fiscalização em todos os bairros da cidade e reafirmou que o intuito é proteger os cidadãos. “Espero que a comunidade compreenda que a gente não está atuando com maldade. Estamos buscando a fiscalização para que a coisa não fique pior”.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e