Se em tempos normais a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já é uma das pastas mais fundamentais e exigida, em uma pandemia como a de Covid-19 então, torna-se nevrálgica. Todas as demandas são urgentes, faltam recursos, equipes reduzidas, profissionais esgotados. Sem dúvidas, um grande desafio, como afirmou o atual Secretário, Éder Fialho. “Foi um baita desafio. É a minha terceira passagem desde 2005. […] As ideias que nós tínhamos para colocar em prática não foram possíveis por conta da pandemia e eram ideias boas. Inclusive foram passadas para a Delegada Ana Tarouco”.
Quanto a última afirmação, Fialho disse que fez questão de prestar todo o suporte para a equipe de transição do novo governo e também espera que tudo corra da melhor forma. “Torço para que o novo governo tenha sucesso, porque o sucesso deles significa que eu estava no caminho certo”, acrescentou. Sobre conduzir a pasta em meio à pandemia, o Secretário ponderou. “Muitos fatores devem ser analisados, não só em relação à pandemia, mas também pela troca de governo. Isso aí, de uma certa maneira, poderia ter prejudicado, mas não prejudicou. A equipe permaneceu a mesma, isso fez com que tivesse continuidade”.
Na sua avaliação, o responsável pela pasta também destacou o empenho dos profissionais. “O terceiro turno da Covid é uma coisa que deu muito certo. Tivemos profissionais engajados, médicos pegando junto, enfermeiros virando turno e técnicos fazendo a mesma coisa. Hoje nós estamos fazendo a inversão da lógica, com o aumento maciço dos casos nós vamos centralizar, ou seja, ao invés de esperarem atendimento, elas vão até o atendimento. Durante o dia tu vai ter o pessoal fazendo o teste rápido, se precisar de uma atenção médica a ambulância conduz o paciente até o hospital, então nós vamos estar mais próximos da comunidade neste momento”.
O Secretário disse ainda que, se comparado aos demais municípios da região, Sant’Ana do Livramento apresenta um dos melhores índices, o que, segundo ele, se deve às decisões corretas que foram tomadas no início do ano. Finalizando a sua fala, Fialho disse que a chave para o trabalho ter sido conduzido da forma adequada foi a cooperação. “A equipe é fantástica. Eu sou professor e nunca me meti na parte técnica, por isso deu tão certo. […] Eu cuidei da parte mais política. Então, o saldo é bastante positivo. […] Perante todas as dificuldades desse ano, eu julgo que a minha passagem pela Secretaria foi uma passagem boa, não foi melhor por conta da pandemia”, opinou.


Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales
Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con