qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Segunda fase da operação Carne Legal apreende cerca de 5 toneladas de carne sem procedência

Dando continuidade à operação Carne Legal, deflagrada na última sexta-feira (11), os agentes da Polícia Civil, em conjunto com os servidores do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e da Vigilância Sanitária do Município, apreenderam na manhã dessa quinta-feira (17) cerca de 5 toneladas de carne considerada imprópria para o consumo humano. Os produtos foram encontrados durante diligências em estabelecimentos comerciais na região do bairro Armour.
Como resultado, três pessoas foram detidas, sendo que duas delas tiveram a sua prisão em flagrante decretada por crime contra relação de consumo. O outro envolvido deve responder em liberdade. “Foram fiscalizados cerca de 20 estabelecimentos que vendem carne. Desses 20, em dois houve a apreensão de carne de origem ilícita e a prisão em flagrante desses proprietários. No outro estabelecimento houve a autuação, o proprietário vai responder em liberdade por crime contra a relação de consumo”, explicou Giovana Muller, Delegada responsável pela operação.
Vale destacar que a operação tem como objetivo coibir a venda de produtos impróprios para o consumo e também combater e desarticular criminosos que cometem abigeato e buscam lucrar ainda mais com o delito nesta época de festas de final de ano. “Neste momento de festas, a população tem que ficar alerta e não adquirir produtos com valor mais reduzido, porque já denota a origem ilícita. E essa origem ilícita, até pelo próprio manuseio dessa carne, pode acabar gerando problemas relacionados à saúde”, explicou a Delegada.

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos