qui, 31 de outubro de 2024

Variedade Digital | 26 e 27.10.24

Após decreto ampliar horário de funcionamento do comércio, ACIL tem boas expectativas para vendas de Natal

Mais tempo, mais clientes. Pelo menos essa é a expectativa do presidente da ACIL para as compras de final de ano após nova determinação do Executivo Municipal. (Foto: Marcelo Pinto/AP )

Com a publicação de um aditivo ao último decreto municipal na semana passada, ficou definido que, considerando a importância das atividades comerciais para as receitas de Sant’Ana do Livramento, os estabelecimentos comerciais ficam autorizados a funcionar de segunda a sábado no período entre as 7h e as 22h, por 14 dias. De acordo com a publicação, a medida foi adotada tendo em vista que a situação da pandemia de covid-19 no município é considerada estável.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Livramento (ACIL), Roberto Fervenza, essa nova determinação vem em momento oportuno. “É um fato importante porque, pelo menos, nos libera. Se não, nós estaríamos muito mais engessados. Então o comércio está reagindo, têm alguns setores que estão muito bem”, comentou. Fervenza também classificou como positiva a ampliação do horário de atendimento. “A pessoa não precisa ir na loja às onze da manhã ou às quatro da tarde. Existe essa ideia de flexibilização para que a pessoa não tenha que correr para a loja, ainda mais nessa época de Natal, onde o cliente pode esperar o final da tarde, depois que já passou o movimento, para ir comprar. Isso repercute na venda”.
Avaliando a situação econômica do País, o presidente da ACIL disse que estamos vivendo um momento atípico, mas, mesmo assim, pode ser positivo para o comércio. “O que está nos ajudando é o fato de que, por ora, o dinheiro não está rendendo nos bancos. […] Então a pessoa que tem um dinheirinho guardado retira o dinheiro que não está rendendo e compra uma coisa que esteja precisando, paga uma parcela. Existe isso que está movimentando e muito a economia”.
Ao final de sua fala, Fervenza afirmou que o setor tem uma boa expectativa para as vendas de Natal. “O comércio em muitos setores, construção, eletrodomésticos, móveis, estão funcionando. Isso não quer dizer que toda a economia esteja andando com grande positividade, mas muitos setores da economia estão reagindo muito melhor do que nós imaginávamos que poderia acontecer em um período “de pós-pandemia” que nós estamos nos encaminhando”.

Presidente e relator da Comissão Especial se reúnem com técnicos do Centro de Liderança Pública em SP

Dentro do cronograma de atividades da Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico, os deputados presidente e relator, Guilherme Pasin e Rodrigo Lorenzoni, estiveram na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Liderança Pública, em São Paulo. A partir de agendas como essa, a Comissão deve apresentar um diagnóstico e propor soluções efetivas para estimular o desenvolvimento dos setores produtivos do RS.

Conselheiro Marco Peixoto presidirá o TCE-RS em 2025

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou, hoje (30), sessão Plenária Especial de Eleição da administração para 2025, indicando, por unanimidade, o conselheiro Marco Peixoto para presidir a Instituição. Também foram eleitos os demais integrantes da gestão do TCE-RS, incluindo o vice-presidente Iradir Pietroski; o 2º vice-presidente, Renato Luís Bordin de Azeredo; corregedor-geral Alexandre Postal;, ouvidor Cezar Miola, além