qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Raça Crioula em luto se despede de Vilson Souza, o Ginete do Século

É com um imenso pesar que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) comunica a perda de um verdadeiro ícone da história da raça Crioula: Don Vilson Chalart de Souza, que nos deixou neste sábado (5), aos 86 anos. O Ginete do Século, como também foi conhecido e homenageado em sua trajetória, fez história ao ser o primeiro ginete campeão do Freio de Ouro, em 1982, na companhia do cavalo Itaí Tupambaé. Precursor de uma era, seguiu sendo referência e exemplo a tantos outros ginetes, criadores e demais envolvidos com o Cavalo Crioulo desde então.

Além da vitória em 1982, outros títulos e momentos marcantes fizeram parte da memória que agora permanecerá sendo lembrada. Vilson Souza conquistou um total de cinco Freios de Ouro, quatro Freios de Prata e dois Freios de Bronze. Conquistas que o tornaram influência para a comunidade crioulista, tamanha importância que, desde 2006, a premiação entregue ao Ginete do Ano (dada aos competidores que se destacaram na temporada) leva o seu nome: troféu Vilson Souza.

Os momentos de homenagem e colaboração com a raça não pararam, já que Don Vilson sempre foi uma figura presente nas atividades da raça, demonstrando sempre a sua paixão pelo Cavalo Crioulo. Entre eles, destacamos a participação do ginete no desfile em comemoração aos 85 anos da ABCCC, no ano de 2017, onde recebeu também o troféu “Alexandre Crespo – Que Momento”, dedicado a pessoas que deixaram sua colaboração para a raça. No ano passado, a Exposição Vilson Chalart Souza – 85 anos de amor ao Cavalo Crioulo, realizada em Bagé/RS, resgatou e celebrou sua trajetória. Também em 2019, o nome do Ginete do Século foi estampado na Parede da Fama do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Além disso, uma biografia está prestes a ser lançada. A obra “Coração de Cavaleiro – a arte de Vilson Souza” é escrita por Renato Dalto e curada por seu neto, Pablo Alves.

A Associação oferece seus pêsames e conforto aos familiares e amigos de Don Vilson, homenageando a sua trajetória e fazendo o mais sincero agradecimento a toda a contribuição feita pelo ginete em prol do Cavalo Crioulo, com o sentimento de que a sua história jamais será esquecida pela nossa comunidade. Em razão da situação vivida em decorrência da pandemia de Covid-19, não haverá cerimônia de despedida. Contando com a compreensão e respeito aos familiares neste difícil momento, informamos que o sepultamento ocorrerá na cidade de Bagé/RS, mas sem o acompanhamento de público.

A Associação convida a todos para seguirem acompanhando as homenagens a Don Vilson Souza que seguirão sendo feitas nas nossas mídias oficiais no decorrer deste domingo (6), unindo a comunidade crioulista em um grande momento de gratidão à sua memória.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e