qui, 22 de maio de 2025

Variedades Digital | 17 e 18.05.25

Casos de estupro envolvendo menores preocupam santanenses

Delegada diz que educar as crianças é fundamental

Em menos de quinze dias, Sant’Ana do Livramento registrou quatro casos de estupro, três envolvendo crianças e o outro tendo uma jovem que sofre de problemas mentais como vítima. No primeiro caso, a mãe de uma menina de 4 anos de idade procurou a polícia no último dia 24 para denunciar os abusos sofridos pela filha supostamente praticados por uma ex-babá e seu companheiro. Após o registro, a mãe da criança foi até a casa onde o casal morava e depredou o local.
Já na tarde de domingo (29), uma jovem, que sofre de distúrbios mentais, foi estuprada na região da antiga estação férrea, na área central da cidade. De acordo com as autoridades, esta é a terceira vez que a jovem é vítima de estupro e, desta vez, a Polícia Civil já está próxima de identificar o autor.
Ainda no domingo, à noite, a Brigada Militar foi acionada para comparecer até o pronto socorro da Santa Casa de Misericórdia, pois, segundo os médicos, uma menina, também de quatro anos de idade, deu entrada no hospital com características de estupro. A suspeita da família é de que o crime tenha sido cometido por um jovem de 17 anos, namorado de uma tia da criança. Entretanto, o avô da menina, que a levou ao hospital, ao ver os policiais, empreendeu fuga do local. O possível envolvimento do avô no crime está sendo apurado. O idoso acabou sendo capturado pouco tempo depois. O fato foi registrado e os dois suspeitos liberados. E, por fim, na terça-feira (1°), outro caso, desta vez envolvendo um menino de pouco mais de um ano de idade, foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Quanto às investigações, a Delegada responsável, Giovana Muller, diz que não há muito o que falar, pois os processos correm em sigilo. Mas garante que todos estão recebendo a devida atenção e que, ainda não há presos porque não se tem provas concretas em nenhum dos casos. “Tem que ter cuidado, isso não significa que a gente não vá apurar. […] A prisão é só em flagrante, quando está cometendo o ato. […] Em caso de estupro dificilmente a gente tem os requisitos. Isso não tem a ver com descaso ou má prestação do serviço”, explicou. Ainda em sua fala, a Delegada destacou a importância de que os pais orientem os seus filhos para ficarem atentos aos riscos.
Nesta semana, o grupo Intersocial Feminista 8M Rivera-Livramento publicou uma nota pública cobrando mais celeridade na investigação desses casos de estupro. A nota, assinada por diversos coletivos e organizações, pedia também mais rigor nas punições aplicadas pelo judiciário em casos semelhantes. “É preciso que as instituições reafirmem e façam valer as leis e direitos já consagrados, que existem para a proteção de nossas mulheres e crianças”, pontuou o documento.

Jornales solidarios fue el tema tratado por el intendente de Rivera y el Presidente de Uruguay

El arquitecto José Mazzoni mantuvo una reunión de trabajo con el Profesor Yamandú Orsi El intendente de Rivera, Arquitecto José Mazzoni, participó de una delegación del Congreso de Intendentes que se reunió con el Presidente de la República, Yamandú Orsi, y el director de la Oficina de Planeamiento y Presupuesto (OPP), Rodrigo Arim, en la Torre Ejecutiva de la ciudad

Zucco reúne prefeitos para discutir pauta municipalista

  O deputado federal Zucco (PL-RS) esteve reunido nesta quarta-feira (21), em Brasília, com prefeitos gaúchos durante a tradicional Marcha dos Prefeitos, evento que reúne gestores municipais de todo o país na Capital Federal. Ao lado do presidente estadual do PL, deputado federal Giovani Cherini, Zucco recebeu os pleitos e as demandas dos municípios do Rio Grande do Sul, reforçando