qua, 14 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Festuris marca a retomada do Turismo na América Latina

Evento garantiu medidas de segurança contra a Covid-19

O sábado (07) será marcado pelo fim da primeira feira presencial de Turismo da América Latina após a pandemia, a Festuris 2020. A 32ª edição da Feira Internacional de Turismo que acontece em Gramado, na serra gaúcha, teve como principal foco a segurança fitossanitária necessária por causa da Covid-19. 

Para isso, a feira foi dividida em dois pavilhões, com um amplo espaçamento entres os estandes, permitindo a circulação dos participantes com o distanciamento necessário. O evento teve um déficit significativo de estandes, isto porque inúmeros países não puderam enviar representantes por causa das restrições impostas por protocolos, como é o caso do Uruguai. 

Abertura com presença ilustre 

Assim como aconteceu no primeiro ano de seu mandato, o governador Eduardo Leite (PSDB) participou da cerimônia de abertura da Feira que, excepcionalmente neste ano, aconteceu em uma estrutura montada no Serra Park. Tradicionalmente, essa abertura acontece no Palácio dos Festivais, onde é realizado o Festival de Cinema de Gramado. 

Durante o encontro, Leite anunciou um reforço de R$ 6 milhões para o combate à Covid-19 em 45 municípios com vocação turística da Serra, dos litorais Norte e Sul e da Fronteira. O Governo do Estado, no entanto, ainda não detalhou os municípios que receberão esse recurso, mas há a expectativa de que Sant’Ana do Livramento faça parte dessa lista. 

O motivo do repasse extraordinário é a projeção de que eles recebam muitos turistas e veranistas durante as festividades de final de ano e o verão. Além do recurso, o Estado dará suporte à rede hospitalar e pré-hospitalar. “Vamos liberar a verba para que esses municípios com vocação turística possam reforçar suas ações de vigilância em saúde, atenção hospitalar e pré-hospitalar justamente para que a retomada do turismo aconteça com toda a segurança”, explicou Leite. 

 

Assembleia e Senado  

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (Progressistas) também esteve em Gramado. Ele se encontrou com o CEO da FesturisEduardo Zorzanello. Ao Jornal A Plateia, Polo lembrou do trabalho realizado pela Assembleia e pelo Executivo para que o evento pudesse acontecer. “Foi um trabalho incansável que realizamos fazendo essa interlocução pela presidência da Assembleia com as entidades que organizam eventos, junto com o governador e a equipe do comitê de dados, buscando construir esses caminhos para termos a condição da retomada”, destacou lembrando que o Festuris marca a recuperação do Turismo com a movimentação expressiva da economia.  

Representando o Senado Federal, o senador Lasier Martins (Podemos), destacou ao Jornal A Plateia que o Festuris é um marco para a reconquista do turismo. “Essa fonte da economia viveu um ano tenebroso em todos os segmentos. Milhares de pessoas perderam o emprego e esse Festuris, que está começando hoje, é o sinal da retomada”, afirmou. 

 

 

Agente da censura chinesa no Brasil: Lula promete importar modelo de controle social de Xi Jinping

A recente revelação de que a primeira-dama Janja Lula da Silva abordou o controle do TikTok diretamente com o ditador Xi Jinping, em nome do governo brasileiro, é um escândalo sem precedentes e exige uma resposta firme de todas as instituições democráticas do país. Pior ainda: o presidente Lula, ao invés de negar ou repudiar o episódio, demonstrou irritação não