qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

De acordo com o Conselho Tutelar, em torno de 300 alunos se encontram em situação de evasão escolar

Número preocupa conselheiros, já que, apesar da situação de pandemia, os alunos estão recebendo material desde março.

Nesta quarta, 4 de novembro, a conselheira tutelar Débora Raymundo relatou que o número de alunos em busca ativa a respeito da evasão escolar chega a 300, este número sendo composto por crianças e adolescentes. Com a realização de aulas remotas acontecendo desde março, devido à situação de distanciamento social causada pela pandemia de COVID-19, muitos pais alegam às conselheiras que o ano letivo estaria fraco demais. Alguns deles comentaram sobre à dificuldade de compreender o conteúdo, além da falta de tempo para ajudar seus filhos nos estudos.

A conselheira Débora expressa a necessidade da realização e entrega dos materiais que os professores estão passando pelo aplicativo Classroom, software que está sendo utilizado pelo estado para a realização das aulas remotas. E alerta que a não realização das entregas pode acarretar em uma notificação e, caso exista a permanência da inatividade do aluno será feita uma advertência e, posteriormente os casos serão reportados ao Ministério Público.

As conselheiras relatam dificuldades na realização das notificações presenciais, que são feitas na casa do aluno, muitos mudaram de endereço e número de contato e não atualizaram seus dados nos dados armazenados na escola. Além da resistência de alguns pais o receberem a visita do Conselho, o trabalho está mais lento devido à quantidade de visitas em também ao número efetivo de conselheiros que foi reduzido devido à pandemia.

Caso o material não esteja sendo enviado pela escola, a orientação que a conselheira dá e a de que os pais devem se deslocar até a 19° Coordenadoria Regional de Educação para relatar o acontecido e informar a diretora do CRE. Já que é uma orientação do Estado, do Município e do CRE que seja realizada a entrega desse material para os alunos. Caso necessário, a escola tem como disponibilizar a matéria impressa para aqueles que não possuem formas de realizar a impressão.

Para mais informações, a conselheira Débora recomenda antes de tudo realizar contato com a escola. Caso notificados, os pais devem comparecer, com as devidas medidas de segurança, no Conselho Tutelar, que se encontra aberto para atendimento das 8h até às 13h para assinar a advertência, ou entrar em contato pelos telefones 984568044 e 39681031.

 

Texto: Karen Vanessa Suarez

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e