qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Polícia Federal utilizará drones para evitar crimes eleitorais no dia da eleição

A Polícia Federal (PF) utilizará drones nas eleições municipais de novembro para prevenção e repressão de crimes eleitorais como boca de urna e transporte irregular de eleitores. Nessa semana, os policiais realizaram exercícios simulados para a utilização como ferramenta para inibir e investigar a prática de crimes eleitorais durante o pleito de 2020. A ação possibilitará a fiscalização de crimes como boca de urna, compra de votos e transporte de eleitores no dia da votação e prisão dos envolvidos.

O exercício aconteceu em diversos municípios. Em Livramento a simulação aconteceu no antigo frigorífico Swift – Armour. De acordo com o órgão, mais de 100 aeronaves pilotadas remotamente deverão ser alocadas em municípios considerados estratégicos, em todos os estados. A intenção é que os equipamentos sobrevoem as zonas eleitorais de modo a inibir e flagrar a prática de condutas vedadas nos dias de votação.

Segundo a PF, os drones possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da PF que estará preparada para monitorar em todo território nacional, determinando a adoção das medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. As eleições municipais acontecerão no dia 15 de novembro. O horário de votação será das 7h às 17h.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con