qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

O famigerado Coronavírus

O texto abaixo foi escrito, como podem ver no final, em março deste ano.

Esta é uma coluna de opinião, ou seja, minha opinião, este jornal ou qualquer pessoa que aqui trabalhe nada tem a ver com o que eu penso ou expresso através dela, trocando em miúdos, eu sou inteiramente responsável pelas coisas que aqui são ditas.
Digo e repito que a China logo, logo, vai comandar o mundo (os americanos vão se roer de inveja, e os brasileiros… bem, veremos!)
Em 1997 veio de Hong Kong (possessão chinesa) o surto da gripe aviária, o vírus Influenza (H5N1) que se tornou uma pandemia, milhares de galinhas foram mortas apenas por suspeita de gripe. Em 2009 , também da China veio a gripe suína, um derivado do Influenza (H1N1); agora o Coronavírus, que, “coincidentemente” veio da China. Em todas as ocasiões o caos provoca fechamento de fronteiras, estoque de alimentos, quedas na Bolsa, desestabilização da economia e por aí vai.
A China não é produtora de petróleo, e atualmente “está comprando petróleo 30% mais barato” em virtude da pandemia, nas palavras do jornalista Alexandre Garcia.
A China é compradora de comodities (comodities = mercadorias como trigo, arroz, isto é, matéria-prima essencial). Esta mesma China está comprando mais barato nosso minério de ferro, ainda conforme Alexandre Garcia. Também está comprando alimentos a um preço menor, e aproveitando para comprar empresas ocidentais cujas ações caíram de preço. Alguém aí acompanha a economia mundial? Claro que não, esse mundo não está ao nosso alcance. Mas, a histeria, sim.
A gripe, e eu me refiro a qualquer gripe – até onde eu sei são mais de 35 tipos de vírus diferentes por isso é que não adianta SÓ comer alho, ou SÓ tomar vitamina C, ou SÓ tomar água – cada vírus tem a sua particularidade, exigência e mutação, assim, como esse tão aviltado COVID 19.
Gente, quem não sabe que a GRIPE é um vírus contagioso? Todo mundo sabe! No entanto, quantas vezes eu ouvi dizer: “Fulano não veio trabalhar porque está gripado! E responderem: Ah é, está usando da desculpa de uma gripezinha para fazer corpo mole… É da nossa cultura fazer o empregado trabalhar mesmo que na maior gripe. No entanto, as pessoas sabem que A GRIPE É CONTAGIOSA não importa qual cepa, variante, tipo ou qual seja o seu nome, ela pode contagiar as pessoas que estiverem no mesmo ambiente que um gripado. Eu disse, pode – não disse: vai. Serei contagiado apenas se meu organismo estiver fragilizado por qualquer motivo, aí eu vou me gripar!
Ouvi, li, pesquisei sobre o assunto. É claro que não sou especialista em nenhuma área (pneumologia, infectologia, patologia, etc.), sou apenas uma pessoa de inteligência e conhecimento medianos, por isso estou registrando minha opinião aqui, hoje, dia 16/03, para que mais tarde eu possa comprovar se minha linha de raciocínio está correta ou se sou bem mais mediana do que penso.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa