ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

“Não mudou nada”, garante Chefe da Fiscalização do Comércio

Gradativamente, bares e demais estabelecimentos começam a retomar as suas atividades em Sant’Ana do Livramento. O movimento de pessoas pelas ruas também passou a ser mais intenso de uns tempos para cá. Principalmente nos fins de semana, quando praças e parques recebem diversos santanenses. Entretanto, toda essa movimentação, atípica em tempos de pandemia, vem gerando questionamentos sobre o trabalho dos órgãos de fiscalização do município. Afinal, as rondas e as ações de controle foram interrompidas?

Para descobrir a resposta, a Reportagem do jornal A Plateia procurou o Chefe da Fiscalização do Comércio, Sérgio Soares, que disse que não houve alterações na rotina de trabalho. “A gente segue trabalhando da mesma forma que estávamos, […] a única coisa que aconteceu é que a gente não despeja essas informações na mídia como a gente fazia, a pedido dos colegas”, explicou.

Ainda de acordo com Soares, a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento das determinações não é apenas da Fiscalização do Comércio, mas também das Secretarias da Fazenda, da Saúde, de Trânsito, de Obras e do Departamento do Meio Ambiente (DEMA), e que, por conta da alta demanda no início da pandemia, em um certo momento, houve uma solicitação por parte dos próprios servidores para que a situação fosse alterada. “O próprio pessoal reclamou que tinham muitos holofotes virados só para eles como se fossem só eles os responsáveis”, comentou.

De certo modo, essa grande exposição oferecia, além de um desconforto entre as equipes, também um certo risco aos servidores. O ex-chefe da Fiscalização, Luan Moreira, relatou que, por ser figura atuante nas rondas e ações do órgão, tornou-se bastante conhecido pela população e, consequentemente, alvo de ameaças em diversas oportunidades. Além desses fatores, deve-se observar que, segundo o último decreto publicado pelo Governo do Estado, diversas atividades foram liberadas. Aliado a isso, o Executivo Municipal publicou o último decreto em 28 de setembro, com validade de 15 dias, já expirados.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.