seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

7º RC Mec recebe viaturas blindadas para Transporte de Pessoal Guarani

O 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado recebeu nove viaturas blindadas para Transporte de Pessoal Guarani. O Programa Guarani foi criado em 2009 e tem por objetivo modernizar as Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada e transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada, a fim de dotar a força terrestre de meios para incrementar a dissuasão e a defesa do território nacional.
A Viatura Blindada para Transporte de Pessoal Guarani (VBTP-MR, 6X6, Guarani), vai substituir as viaturas do tipo Urutu, fabricadas pela ENGESA. É o Exército Brasileiro, “Instituição de Estado”, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa, no desenvolvimento de tecnologias para recuperar a capacidade de operar com eficiência.

Seminário Resgata a História dos Lanceiros Negros no RS

Porto Alegre (RS), 18 de setembro de 2025 – A sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), localizada na Rua Sete de Setembro, 388, será palco nesta quarta-feira, às 14h, do Seminário Lanceiros Negros. O evento visa valorizar e resgatar a memória dos soldados negros que lutaram na Revolução Farroupilha (1835–1845), frequentemente esquecidos pela