ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

STU anuncia fase de pré-instalação da bilhetagem eletrônica

A expectativa é de que o novo sistema entre em funcionamento em outubro

O Sindicado dos Transportes Urbanos (STU) deu início à fase de pré-instalação do sistema de bilhetagem eletrônica nos veículos responsáveis pelo transporte público coletivo em Sant’Ana do Livramento. O movimento de implementação teve início ainda nos primeiros meses de 2020, mas, devido à pandemia do novo Coronavírus, o processo foi suspenso e está sendo retomado gradativamente.
Desde o início de setembro, os colaboradores e os veículos estão passando por testes. Esta fase de capacitação seria realizada de forma presencial, mas, para evitar grande circulação de pessoas, está sendo ministrada de forma virtual por técnicos de uma empresa de São Paulo. “Estava tudo certo para a bilhetagem começar no início de abril, após a vinda desse técnico, mas aí com toda a função da pandemia ele não pode vir e ainda não está autorizado a vir, por isso está sendo feito esse treinamento remoto”, explica Niege do Amaral, responsável pela comunicação do STU.
No que se refere aos cadastros de usuários do serviço, os trabalhos haviam iniciado ainda em janeiro, mas também foram impactados por conta do Covid-19. “O processo de cadastro ele não termina, então todos os cadastros que a gente deu início, eles ainda estão acontecendo no STU, […] o único processo que foi interrompido é dos estudantes. Só vai iniciar novamente quando começarem as aulas”, comenta.
Já a respeito da gratuidade aos idosos, Niege aponta que houve uma má interpretação da lei orgânica do município por parte de algumas pessoas. “Com relação à gratuidade de idosos, […] teve uma má interpretação dessa lei. […] Então a gente está solicitando que os idosos que tenham idade entre 60 e 64 atualizem o seu cadastro”.
Nesta etapa, os usuários englobados nesse grupo, só receberão a gratuidade perante a comprovação de carência. Essa validação pode ser feita utilizando o cadastro único ou algum comprovante de qualquer benefício de programa social. “Essa questão de comprovação de carência está no artigo 179, inciso oito da lei orgânica do município. […] Isso não foi uma alteração feita pelo STU”, destaca Niege. No caso daqueles que não recebem nenhum benefício, mas são aposentados e podem comprovar através de sua documentação, passarão a pagar apenas meia passagem.
Quanto ao início da utilização da bilhetagem, Niege diz que ainda não há uma data específica, mas, nesta sexta-feira (25), haverá uma reunião para que haja uma definição, mas tudo indica que o novo sistema deva funcionar já em outubro. “A partir dessa data, todo mundo ainda terá de 30 a 60 dias para terminar de utilizar as suas fichas que tiverem em mãos”.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.