qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Resultados de testes para COVID-19 devem demorar mais para chegar

O motivo é a grande demanda apresentada pelos municípios da região ao laboratório da Unipampa em São Gabriel
Foto: Marcelo Pinto/AP
Foto: Marcelo Pinto/AP

A partir desta quarta-feira (19), todos os santanenses que forem testados para o novo Coronavírus através do teste RT-PCR, deverão aguardar, pelo menos, 24 horas até saberem o resultado de seus exames. Isso porque o Campus de São Gabriel da Unipampa comunicou que, devido à alta no número de casos e, consecutivamente, de testes, não possui estrutura pra entregar os resultados no mesmo dia. Agora, os testes serão realizados na manhã de cada dia e enviados para a cidade vizinha, onde serão processados e terão os seus resultados comunicados a cada município na manhã seguinte.

Para o secretário da Saúde, Eder Fialho, é uma questão de lógica. “Nós temos os aumentos dos casos devido a esses municípios estarem testanto cada vez mais a sua comunidade. São municípios do nosso porte, Sant’Ana do Livramento é o terceiro município que mais testa aqui na nossa região, perdendo apenas para São Gabriel e Alegrete”, avalia. De acordo com Fialho, anteriormente as amostras eram colhidas durante a manhã e enviadas para São Gabriel e o resultado chegava por volta das 15h30, 16h.

Completando a explicação para a mudança, o secretário comentou sobre os números de casos em análise em cada município e destacou a importância do laboratório. “Anteontem, nós tínhamos 42 testes em análise […] São Gabriel tinha mais de cem exames em análise, Alegrete mais de 80, então faz com que o laboratório não consiga nos atender no dia. Lembrando que esse laboratório é de imensa importância pela parceria que eles têm com os municípios da nossa região. Sendo que o laboratório oficial do Estado leva de cinco a 11 dias para vir o resultado. (O período de 24 horas) ainda é um prazo muito aceitável”, pondera.

Perguntado sobre a possibilidade da realização dos testes no laboratório móvel instalado recentemente na vizinha cidade de Rivera, Fialho diz que depende do Governo Federal. “Não é impossível, desde que tenha o entendimento entre o Itamaraty e o Ministério da Saúde uruguaio”. Isso porque, ainda segundo o secretário, o Governo Uruguaio se propôs a realizar as testagens desde que os testes sejam fornecidos por ele. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Livramento receberia os RT-PRC uruguaios, colheria as amostras e as entregaria para análise do outro lado da fronteira. “Falta saber se o Ministério da Saúde autoriza. É uma coisa que foge ao alcance das autoridades locais”, opina.

 

 

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e