qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Turquia ameaça suspender relações diplomáticas com Abu Dhabi

A Turquia ameaçou hoje (14) suspender oficialmente as relações diplomáticas com Abu Dhabi

Essa seria uma resposta ao acordo para normalizar as relações entre os Emirados Árabes Unidos e Israel anunciado na quinta-feira.

“Dei instruções ao ministro dos Negócios Estrangeiros, dizendo-lhe que podíamos suspender as nossas relações diplomáticas com o Governo de Abu Dhabi ou retirar o nosso embaixador” nos Emirados Árabes Unidos, disse o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em conferência de imprensa realizada em Istambul. A Turquia acusou hoje os Emirados Árabes de “traírem a causa palestiniana” ao aceitarem o acordo sobre a normalização das relações com Israel, sob a égide dos Estados Unidos.

O acordo deve ser assinado nas próximas três semanas em Washington. Segundo os Emirados Árabes Unidos, no âmbito do acordo, Israel “aceita pôr fim à vontade de anexação dos territórios palestinianos”, mas o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, não confirmou ainda esta premissa.

“Os Emirados Árabes Unidos apresentam isto [o acordo] como uma solução para o sacrifício da Palestina, mas estão a trair a causa palestiniana defendendo os próprios interesses”, refere um comunicado hoje divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia. “A História e a consciência dos povos da região não vão esquecer esta hipocrisia e jamais irão perdoar”, acrescenta o documento.

A reação de Ancara agrava as tensões entre a Turquia e os Emirados Árabes Unidos. Os dois Estados opõem-se nomeadamente em relação à situação na Líbia, onde apoiam campos opostos.  Antes, o Irão considerou que o acordo de normalização das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos é uma “estratégia estúpida”. A Autoridade Palestiniana de Mahmud Abbas considerou o acordo como “uma traição” à causa palestiniana e pediu uma “reunião de emergência” da Liga Árabe para denunciá-lo.

O projeto de normalização das relações entre Israel e as nações do Golfo, como o Bahrein, a Arábia Saudita e os Emirados, é um dos aspetos do plano da administração norte-americana de Donald Trump para o Médio Oriente saudado pelos israelitas, mas rejeitado pelos palestinianos. O plano prevê também a anexação por Israel do vale do Jordão e de colonatos na Cisjordânia, considerados ilegais pela lei internacional.

Fonte: embassynews.info

 

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e