qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Situação dos profissionais dos transportes pode ter novidades em breve

Deputado Jerônimo Goergen continua com articulações para a aprovação do auxílio emergencial a transportadores. Vereador Nilo informa que em breve impasses sanitários com o Uruguai podem ser resolvidos

Desde a chegada da pandemia do novo Coronavírus em Sant’Ana do Livramento, em março, os profissionais do transporte vivem incertezas. Em um primeiro momento, os primeiros a sofrerem foram os que atuam no ramo de transporte escolar e turismo. Isso porque as viagens foram restritas, atrações turísticas fechadas e as aulas foram suspensas em todas as esferas.

Para isso, o deputado Jerônimo Goergen (Progressistas/RS) redigiu o projeto de lei n° 4169/2020, o qual prevê, entre outras coisas, que seja liberado R$ 1.200,00, pagos em seis parcelas, para os profissionais da categoria até o retorno das aulas. Entretanto, segundo o deputado, a Câmara dos Deputados não conseguiu votar a aprovação do projeto durante a sessão desta terça-feira (11). Ainda de acordo com Goergen, o projeto sofreu diversos ataques, tendo artigos alterados pelo Governo Federal e também o seu relator substituído por ordens do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

A expectativa é que a votação seja realizada na manhã de quinta-feira (13), mas Goregen se disse insatisfeito com as alterações. “Eu já tinha muita preocupação antes. O projeto como está, está com muita cara do tipo assim: tem o projeto, não me cobrem. Como se fosse o Governo falando isso. Mas é um projeto que não vai acabar atendendo ninguém”, comenta. O deputado também disse que já está trabalhando em uma nova versão do projeto para que não haja prejuízos à classe.

Também sobre o transporte, o vereador Carlos Nilo (Progressistas) trouxe novas informações, inclusive sobre as exigências do governo uruguaio aos caminhoneiros brasileiros, mas antes opinou sobre o projeto de lei. “Agora estava ouvindo o nosso Deputado Federal, Jerônimo Goergen, está apresentando um outro projeto. Se vê que o projeto que iria ser apresentado não dizia nada com nada e parece que a gente fica no mesmo lugar”.

Ainda segundo Nilo, há uma preocupação do Executivo Municipal quanto ao retorno das aulas. “Eu estive conversando com a secretária de educação e o processo licitatório está em andamento, ela espera que não dê vazio. Está conversando com as empresas e espera sair logo pra não se preocupar com o retorno as aulas”, completa.

Sobre o papel dos pares do legislativo, Nilo disse que a Câmara está sempre conversando e tentando articular para tentar agilizar o processo. “Mas a gente sabe que não somos gestores”, opina. Já em relação aos avanços nas negociações com o governo do Uruguai, Nilo disse que conversou com a representante da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) de Uruguaiana e foi informado de que já houve um aceno do país vizinho para que os testes rápidos passem a ser aceitos. Além das testagens, outro ponto a ser debatido é a questão da facilitação no atendimento médico aos viajantes nos dois países. “Essa burocracia atrapalha também, o acordo que está sendo feito é que o uruguaio quando entre aqui não precise de um seguro e o brasileiro quando entrar no Uruguai não precise também”, observa.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e