ter, 8 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Vigilância Epidemiológica recomenda não viajar neste Dia dos Pais

Coordenadora destaca que o momento atual não é propício para confraternizações

O Dia dos Pais é uma data conhecida pelas demonstrações de carinho e afeto entre pai e filho, além das clássicas reuniões e por ser em um domingo, o churrasco é quase que garantido. Entretanto, neste ano, a recomendação é que seja um dia de confraternizações à distância, com isso garantindo a saúde do homenageado. Alguns santanenses, ou naturais de outros municípios que fizeram morada na cidade da fronteira, realizam viagens para visitar sua família e passar o segundo fim de semana de agosto em confraternizações e logo após retornam para a cidade. Atualmente, em meio à pandemia, o cuidado dos filhos com seus pais, principalmente os idosos, deve ser redobrado e por isso, a garantia do distanciamento neste Dia dos Pais é fundamental para evitar uma contaminação.

A vigilância Epidemiológica, coordenada por Gabriela Formoso, destaca que não é momento de ser realizado nenhum tipo de aglomeração e que o momento exige cuidados: “Mais do que nunca, devemos manter os cuidados, sabemos que o vírus já é comunitário, ou seja, está em todos os lugares. Então, o melhor é ter o cuidado e evitar viagens e seguir todas as recomendações para evitar um contágio” comenta.

Gabriela destaca também que, infelizmente, a única alternativa para cuidar dos pais é, neste momento, não os visitando e que sejam utilizados meios eletrônicos para vê-los, como aplicativos de bate-papo e/ou ligações. “O nosso principal medo dessas visitas no atual cenário é com os pais mais idosos, pois o vírus, junto a outras comorbidades, pode atingir de forma mais severa os mais velhos. Não temos o que fazer, a recomendação é não visitar, não é o momento de estar fazendo aglomerações, essa é a maior preocupação no momento, não só de quem viaja para ver seus genitores, mas também quem ficará no município”, destaca.

A tecnologia está aí, pronta para ser empregada, no atual momento o cuidado com o próximo é fundamental. Principalmente a família. As orientações devem ser seguidas e se mesmo assim foram feitas visitas aos papais santanenses, que a proteção fale mais alto para que o vírus não cause problemas futuros.

General Hamilton Mourão através do X (antigo Twitter)

“Não podemos tolerar que escolas sejam alvo de ataques! É preciso proteger nossos jovens estudantes, professores e colaboradores do sistema educacional para que não sejam alvos de psicopatas. O ataque à faca, hoje, na escola Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação/RS, deve ser apurado com rigor! Minha solidariedade às famílias das três crianças feridas nesse condenável ato de barbaridade. #segurançapublica #escolasegura

NOTA OFICIAL — Securitização das dívidas rurais

  O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), defendeu nesta terça-feira (8), durante a reunião de líderes partidários, a inclusão na pauta do plenário da Câmara do Projeto de Lei 341/2025, que trata da securitização das dívidas dos produtores rurais gaúchos. A proposta busca oferecer uma saída concreta e urgente para milhares de agricultores altamente endividados em razão das