qui, 19 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Vigilância Epidemiológica recomenda não viajar neste Dia dos Pais

Coordenadora destaca que o momento atual não é propício para confraternizações

O Dia dos Pais é uma data conhecida pelas demonstrações de carinho e afeto entre pai e filho, além das clássicas reuniões e por ser em um domingo, o churrasco é quase que garantido. Entretanto, neste ano, a recomendação é que seja um dia de confraternizações à distância, com isso garantindo a saúde do homenageado. Alguns santanenses, ou naturais de outros municípios que fizeram morada na cidade da fronteira, realizam viagens para visitar sua família e passar o segundo fim de semana de agosto em confraternizações e logo após retornam para a cidade. Atualmente, em meio à pandemia, o cuidado dos filhos com seus pais, principalmente os idosos, deve ser redobrado e por isso, a garantia do distanciamento neste Dia dos Pais é fundamental para evitar uma contaminação.

A vigilância Epidemiológica, coordenada por Gabriela Formoso, destaca que não é momento de ser realizado nenhum tipo de aglomeração e que o momento exige cuidados: “Mais do que nunca, devemos manter os cuidados, sabemos que o vírus já é comunitário, ou seja, está em todos os lugares. Então, o melhor é ter o cuidado e evitar viagens e seguir todas as recomendações para evitar um contágio” comenta.

Gabriela destaca também que, infelizmente, a única alternativa para cuidar dos pais é, neste momento, não os visitando e que sejam utilizados meios eletrônicos para vê-los, como aplicativos de bate-papo e/ou ligações. “O nosso principal medo dessas visitas no atual cenário é com os pais mais idosos, pois o vírus, junto a outras comorbidades, pode atingir de forma mais severa os mais velhos. Não temos o que fazer, a recomendação é não visitar, não é o momento de estar fazendo aglomerações, essa é a maior preocupação no momento, não só de quem viaja para ver seus genitores, mas também quem ficará no município”, destaca.

A tecnologia está aí, pronta para ser empregada, no atual momento o cuidado com o próximo é fundamental. Principalmente a família. As orientações devem ser seguidas e se mesmo assim foram feitas visitas aos papais santanenses, que a proteção fale mais alto para que o vírus não cause problemas futuros.

Temporal causa danos e impacta funcionamento do bloco cirúrgico da Santa Casa de Livramento

  A equipe da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento divulgou, nesta quarta-feira (18), os danos causados pelo forte temporal que atingiu a cidade na última segunda-feira (16). O relato foi feito pela responsável pela instituição, Leda Marisa, que detalhou os principais problemas enfrentados desde então. Segundo Leda, as chuvas intensas, acompanhadas de granizo, provocaram diversos estragos na