qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Comissão do Mercosul discutiu a possibilidade da inclusão de motoristas no TESTAR RS

Segundo o presidente da comissão, deputado Frederico Antunes, a decisão depende de intermédio do Ministério da Saúde

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais esteve reunida através de uma videoconferência na manhã de quarta-feira (29). A reunião ordinária foi conduzida pelo presidente da Comissão, o deputado estadual Frederico Antunes (PP), e contou também com a participação de autoridades do estado, como a Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann.
No encontro, foram tratadas as determinações impostas pelo governo do Uruguai a quem deseja ingressar ao país. A exigência de testes e seguros de saúde encareceriam ainda mais as operações no país vizinho, que também é rota para os demais países do Cone Sul da América Latina.

Quem propôs a discussão sobre o tema foi o presidente da Associação Brasileira de Transportes Internacionais (ABTI), Francisco Cardoso, quem afirmou que os profissionais foram pegos de surpresa com as medidas do decreto uruguaio e também não se sentem seguros. “Cada teste custa cem dólares. Embora o Uruguai acene com a possibilidade de aplicação de um teste por 40 dólares, mas isso ainda não é certo”.

Representando a Câmara Municipal de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, o vereador Carlos Nilo (PP) encaminhou há poucos dias um ofício solicitando auxílio à Comissão do Mercosul justamente para encontrar uma solução para este tema. Já durante a reunião, Nilo também falou sobre a recusa das seguradoras em fornecer planos que ofereçam a cobertura exigida pelo governo uruguaio. Contatado após a conferência, Nilo se disse satisfeito com o resultado. “Eu achei a reunião boa. Conseguimos mexer com as autoridades, semana que vem vamos ter outras reuniões. […] Estamos nos mexendo rápido, acho que está sendo bem proveitoso um vereador de Livramento mexer com todas as autoridades estaduais, é sinal de que nós estamos bem articulados”, opinou.

A Secretária de Saúde também indicou a possibilidade da inclusão dos profissionais no programa Testar RS. Desta forma, o Estado forneceria os testes, as amostras seriam colhidas em Livramento e os exames seriam processados no laboratório da Unipampa, em São Gabriel. Assim, o tempo de espera reduziria e os custos seriam menores. Agora, segundo Arita, o Executivo Estadual encaminhará um pedido para que o Itamaraty auxilie e agilize as negociações com o governo uruguaio.

Questionado sobre os próximos passos, o líder do governo de Eduardo Leite, o deputado Antunes disse que a decisão depende de uma intervenção do Executivo Federal. “Nós estamos aguardando a Secretaria da Saúde mandar para o Ministério da Saúde a solicitação de uma providência específica para poder regrar que os caminhoneiros poderão passar simplesmente com um teste rápido e não com o RT-PCR. O Ministério da Saúde vai ter que responder isso falando com o Ministério das Relações Exteriores e com o Governo Federal. Estamos aguardando essa formalização”, pontuou.

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação