qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

PSOL bate martelo: terá chapa pura. PSDB lança pré-candidato ao pleito

As movimentações seguem acontecendo nos bastidores da política santanense

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) confirmou, nesta semana, que deve lançar chapa pura para concorrer ao Executivo Municipal, nas eleições deste ano. A confirmação se deu pelo próprio pré-candidato a prefeito, Renatho Costa. Antes disso, houve uma conversação entre o PSOL e o PT, com a participação do PCdoB, mas tudo não passou de uma conversa, conta Costa. “Nós não vamos ter uma aliança com o PT, até porque eles deliberaram que não têm interesse, eles querem que eu seja vice”, relata.

Renatho Costa (PSOL) (Foto: Cedida/AP)

Com isso, o professor da Unipampa detalha que o partido deve lançar candidatura com uma chapa composta por dois psolistas. Entre os nomes cogitados para a candidatura de avice está a presidente do PSOL Livramento, Jandira Vieira. Segundo Costa, o nome deve ser confirmado ao longo do tempo.

Outro movimento político pré-campanha é o do PSDB. Os tucanos decidiram apresentar o nome do vereador Marco Monteiro como pré-candidato pelo partido que se filiou no início do ano, durante a janela partidária.

O anúncio de Monteiro pôs fim a uma série de reuniões que o partido tucano manteve ao longo dos últimos meses com a equipe coordenada pela vice-prefeita Mari Machado (PSB) que atraiu partidos como o MDB e o PL. As agremiações seguem se reunindo, agora, sem a participação

Marco Monteiro (PSDB)(Foto: Marceli Pinto/AP)

do PSDB. Nos bastidores, cogita-se o nome do advogado Nasser Judeh (PSDB) para ser vice de Monteiro. Judeh foi candidato a vice- prefeito na chapa do MDB nas eleições passadas.

PP em conversações

O Progressistas segue tratando as eleições deste ano em reuniões internas. Ainda sem definição sobre uma possível aliança com outros partidos, a única certeza do presidente do partido é que as conversações e “costuras” seguirão acontecendo com outros partidos. Há algumas semanas estava forte, nos bastidores, a possibilidade defendida pela bancada progressista na Câmara em aderir ao

Miguel Pereira (PP) (Foto: Marceli Pinto/AP)

projeto apresentado por Mari Machado, mas segundo Humberto Morel Paulo, não houve convite do PSB ao partido para que isso acontecesse.

Morel destaca que o PP segue conversando com alguns partidos alinhados à direita mas que, até essa sexta-feira (17), a agremiação não tinha nenhum acordo com outra sigla. O nome trabalhado internamente, por enquanto, segue sendo o do ex-secretário de Planejamento, engenheiro Miguel Pereira.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.