sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Santa Casa suspende cirurgias eletivas

Foto: Marcelo Pinto/AP

A medida foi adotada pela falta de anestésicos em estoque

Há alguns dias a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento decidiu suspender a realização de cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não necessitam ser feitas em caráter de urgência. A medida foi adotada após as secretarias de saúde de diversas regiões do Estado encontrarem uma enorme dificuldade em adquirir medicamentos sedativos e anestésicos que, quando encontrados, eram ofertados com valores acima dos habituais.

O problema não ocorre apenas no Rio Grande do Sul, a escassez dessas substâncias é um problema também de outros estados. Tanto que a União comunicou que, desde o início de junho, estuda alternativas para sanar o problema de uma forma que não seja tão onerosa aos estados. Uma das alternativas propostas foi a de importar os medicamentos, entretanto, caso seja essa a saída, o Ministério da Saúde alerta que a entrega não deve ser imediata.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Livramento, Eder Fialho, durante a reunião realizada entre o Governo do Estado e o governo do Uruguai para tratar sobre o acordo de cooperação binacional, foi levantada a questão sobre a possibilidade de o município importar medicamentos do país vizinho, mas de acordo com o responsável pela pasta, o martelo ainda não foi batido.

Fialho ressalta que o acordo foi firmado para tratar, inicialmente, do controle e combate à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), mas que a possibilidade de que os 15 leitos disponibilizados pelo governo uruguaio sejam utilizados para a realização desses procedimentos não está descartada. “É uma saída. Espero eu não ter que usar essa medida, mas é uma carta na manga”, observa.

O responsável pela pasta da saúde informou ainda que a Santa Casa ainda possui cerca de 50 ampolas dos medicamentos, que já foram separadas para serem utilizadas apenas em situação de urgência e emergência. O número do estoque pode até sugerir uma situação confortável, mas frente a incerteza quanto à reposição, o cenário é preocupante. Perguntado sobre o que aconteceria caso todas as doses fossem utilizadas em eventuais urgências, Fialho foi enfático: “(Seria um) caos total”.

Murilo Alves
[email protected]

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos