qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Barreira sanitária e testes aleatórios de Covid-19 começam a ser realizados em Livramento

Região do Armour foi o local escolhido para sediar os primeiros testes; toda a cidade será testada

Iniciou na última segunda-feira (15), em Livramento, uma barreira sanitária localizada no posto de fiscalização da PRF. No local ocorre a coleta de informações, dados de identificação, motivo da viagem e quais municípios visitados, medição de temperatura corpórea e finaliza com a aplicação de um produto químico para a desinfecção de rodas e maçanetas das portas do veículo. Até o momento, nenhum veículo foi impedido de entrar na cidade.

Barreiras sanitárias contarão com apoio de militares do Exército

Na terça-feira (16), o secretário Geral de Governo, Ricardo Dutra, esteve reunido com o comandante do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Ten. Cel. Marco André Menezes dos Santos, para conversar sobre as barreiras sanitárias que o executivo está organizando na entrada da cidade. Ricardo Dutra falou sobre as barreiras que os militares já vem realizando na BR 293, próximo à piscina do Santa Rita, destacando o interesse do Município em unir-se ao trabalho para o controle dos veículos que entram na cidade. O comandante do 7º RCMec informou ao secretário que organizará um cronograma dos dias e horários para o trabalho dos pelotões na barreira sanitária, uma vez que os mesmos já contam com rodízio dos pelotões nas barreiras da BR 158.

Testes aleatórios começaram a ser realizados na região do Armour

Os agentes Rossana Dutra, Junior Rodrigues e Carlos Eduardo Ribeiro, da UBS Armour realizaram a testagem aleatória (Foto: J.V.Montoli/AP)

A primeira região da cidade que começou a ser testada em Livramento foi o Armour. Após a região se tornar o epicentro de casos na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica iniciou os trabalhos de testagem dos moradores da região. Durante todo o dia, os agentes percorreram o comércio dos bairros escolhidos e aplicaram os testes de forma aleatória nos trabalhadores. Ao total 500 testes rápidos foram aplicados durante a semana.
Outra forma de combater o vírus foi retomada, as equipes da Vigilância em Saúde reiniciaram os trabalhos de pulverização de desinfecção nos bairros da cidade, na última terça-feira com a utilização de solução de cloro ativado. Os tratores acoplados com atomizadores, percorreram as ruas dos bairros Armour, Parque do Sol, Morada da Colina, Cerro do Armour, Bairro Industrial, Bela Vista, Cohab e São Paulo. Os trabalhos foram realizados por equipes das secretarias de Agricultura, Vigilância em Saúde (Ambiental), Trânsito, Dema, com apoio do vitivinicultor Sinval, que cedeu dois colaboradores com trator e implementos agrícolas.
A ação também aconteceu em outros bairros da cidade conforme o cronograma, o trabalho somente será interrompido caso chova em alguma das datas pré-estabelecidas.
As equipes solicitam que todos retirem seus veículos das ruas e mantenham seus animais de estimação no pátio.

João Victor Montoli
[email protected]

Dia do Trabalhador

Entenda a origem e a importância da data