qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Comércio abre normalmente nesta segunda-feira em Livramento

Uma reunião de pouco mais de duas horas com a presença de médicos, vereadores e empresários fez com que o prefeito Ico Charopen (PDT) batesse o martelo: o comércio abre normalmente nessa segunda-feira (15).

A decisão de Ico se deu em um encontro realizado na Câmara de Vereadores, neste domingo (14), após o anúncio do Governo do Estado que coloca Sant’Ana do Livramento e toda a região de Uruguaiana em bandeira vermelha, impondo restrições mais severas. Entre as determinações da bandeira vermelha está a manutenção da abertura dos estabelecimentos que vendem itens essenciais, com apenas 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.

Prefeito Ico Charopen (PDT)

Durante a reunião, neste domingo, alguns médicos deram um parecer técnico, destacando que existem apenas duas pessoas internadas na ala Covid da Santa Casa de Misericórdia, sendo que apenas uma testou positivo e a outra aguarda o resultado.

Logo em seguida, cada um dos parlamentares presentes fez a defesa do seu ponto de vista. A grande maioria se disse contrária ao fechamento do comércio, levando em consideração a questão técnica. Entre os argumentos, um dos mais levantados foi a contestação de que Sant’Ana do Livramento, apesar de estar na mesma região de Uruguaiana, não estaria em um estado de maior gravidade.

Levando em consideração ao que foi posto pelos empresários, destacando o impacto econômico causado por um possível fechamento do comércio, o prefeito Ico determinou que as lojas abrissem normalmente amanhã e que conversaria com o governador Eduardo Leite (PSDB) para que repensasse sobre a bandeira vermelha para Livramento.

O secretário de Saúde, Eder Fialho, explicou que testes rápidos começarão nesta semana e que medidas estão sendo tomadas com relação ao protocolo único para Livramento e Rivera. “Temos participado de reuniões com o Ministério das Relações Exteriores e da Saúde do Uruguai, Itamaraty, deputado Frederico Antunes, e as secretárias estaduais, Ana Amélia e Arita Bergmann. Teremos um protocolo único para Livramento e Rivera em breve”, explicou o secretário destacando que a Fronteira da Paz poderia ser uma nova região, já que a distância de Livramento e Rivera para com os municípios vizinhos são de mais de 100 km.

Rodrigo Evaldt – [email protected]

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e