qui, 20 de março de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.03.25

Santa Casa: “ficar eternamente em uma intervenção não leva a lugar nenhum”

Carlos Nilo

O vereador Carlos Nilo (Progressistas) disse ser contrário ao que pensa a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores com relação ao fim da intervenção no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento. Nesta segunda-feira (08), em uma nota, os vereadores que compõem a Mesa disseram ser contra a retirada da interferência governamental na instituição.

Por outro lado, o vereador garante que essa não é a opinião dele. “A Santa Casa é uma entidade particular de fins filantrópicos, assim como a Assandef. Por serem particulares, precisam ser dirigidos pela sociedade civil organizada. Quando a sociedade civil organizada comete um erro ou não tem mais condições, o governo tem que intervir como aconteceu (na Santa Casa). Mas ficar eternamente em uma intervenção não leva a lugar nenhum, ela deixa de ser uma entidade particular e vira governamental”, argumenta Nilo.

O tema vem gerando repercussão desde a semana passada, quando começou a circular nos bastidores o anúncio feito pelo Governo de que estaria findando a intervenção feita em 2015, pelo então prefeito Glauber Lima (PT). Segundo o secretário de Saúde, Eder Fialho, essa saída aconteceria em até 60 dias.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB) promove, no dia 20 de março, o “Ouvidoria Day: A Ouvidoria como Ferramenta de Participação”.

O webinário será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do TCE-RS e contará com a presença do conselheiro Cezar Miola, ouvidor, e de Thaís Schumann Krahn, coordenadora da Assessoria da Ouvidoria do Tribunal de Contas gaúcho. O encontro tem como objetivo fomentar o aprimoramento das Ouvidorias dos jurisdicionados dos Tribunais de Contas e fortalecer o papel dessas unidades nas

Cadastro Único

Sistema passa por uma atualização no nível federal e enfrenta instabilidade