Bombeiros orientam população a ter cuidado no manuseio de fogões, lareiras e aquecedores
Quando os dias frios se aproximam já se inicia o uso de diversas formas para aquecer o ambiente, como lareira, fogão à lenha, aquecedores e lençóis térmicos. É necessário ter cautela no manuseio destes equipamentos para evitar queimaduras ou incêndios. Para prevenir sinistros, o 10º Batalhão de Bombeiros Militares passa uma série de orientações de segurança, como: manter os canos das lareiras limpos, evitar deixar o fogo aceso durante a noite ou em períodos que não tenha nenhuma pessoa responsável por perto, por exemplo.
Nesta semana, duas ocorrências foram registradas, a principal delas envolvendo uma fagulha de lareira como a causa de um princípio de incêndio na residência de um casal de idosos na rua Ângelo Martins Alvares, na Vila Municipal.
Já a outra ocorrência foi em um caminhão de lixo, onde foram descartadas cinzas com algumas brasas de maneira irregular e após ficarem alguns minutos dentro do caminhão de lixo, um princípio de incêndio foi registrado. Os funcionários da Ansus rapidamente acionaram os bombeiros que combateram as chamas.
Mais de 70 ocorrências em maio
Segundo o Sargento Emerson Flores, somente no mês de maio foram 71 chamadas para a central, destas, muitas envolvendo princípios de incêndio causados por descuidos. “Neste mês de junho nós já temos seis atendimentos. Infelizmente estas ocorrências acontecem. No caso das lareiras, é necessário que as pessoas confiram o isolamento dela na parte do cano, que esquenta bastante, principalmente se for uma lareira antiga ela precisará passar regulamente por manutenção. No caso dela ser nova, acompanhar a instalação de perto e verificar se não tem fios, parte de madeira ou o forro da residência evitando encostar no metal, pois com o aquecimento dessas superfícies pode acontecer um princípio de incêndio nesse local”, conta.
Além de fontes de calor, existem outros materiais que podem causar incêndio e é necessário ficar atento para evitar uma tragédia. Um erro quase que fatal para a maioria dos casos. Seja por conta da falta de eletricidade ou mesmo para deixar o ambiente perfumado ou romântico, o ato de acender velas deve ser feito cautelosamente, ainda mais quando for decidido onde colocá-las. Evite deixá-las próximas às cortinas. O mais indicado é posicioná-las em um lugar afastado de todos os objetos, num recipiente que ela esteja envolta. Isso é uma dica fundamental.
Em temporais, tire os eletrônicos das tomadas
Um curto circuito pode causar um grande incêndio. Por isso, se notar que a chuva está muito forte e que os raios estão constantes, tire todos os aparelhos das tomadas. Isso evita que alguma descarga possa cair na sua casa e danificar os aparelhos, além, de evitar os incêndios.
Cuidados essenciais com o botijão de gás
Um dos maiores causadores de incêndios domésticos. O botijão deve ficar na parte de fora da casa. Mas, se isso não for possível, deixe-o isolado e sempre que não estiver sendo utilizado, feche o registro de saída do gás. Isso é uma grande atitude para evitar explosões e incêndios.
Atente-se ao ferro de passar roupa
Outro grande motivador dos incêndios domésticos é o ferro de passar. Nunca o esqueça quente sobre uma roupa ou da própria tabua de passar. A alta temperatura pode causar incêndios, mesmo que sejam mais fáceis de serem controlados quando você o avista rapidamente, o fogo demora a aparecer, mas mesmo assim, deve-se prestar muita atenção.
João Victor Montoli
[email protected]