sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Prisão domiciliar para quem descumprir isolamento social

Neste final de semana uma situação chocou os santanenses. Uma mulher que havia testado positivo para Coronavírus (COVID-19) foi até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registrar uma ocorrência.

O fato, noticiado pelo jornal A Plateia , ganhou grande repercussão nas redes sociais. Por isso, a reportagem foi até a 1ª Delegacia de Polícia de Sant’Ana do Livramento para conversar com a Delegada Giovana Muller sobre as providências que devem ser tomadas frente a tais situações.

De acordo com a Delegada, o caso se enquadra no artigo 268 do Código Penal. “É um crime. Uma infração de menor potencial ofensivo e não gera uma prisão em flagrante. A pessoa que descumpre qualquer determinação do poder público que evite propagar uma doença contagiosa […] ela vai estar infringindo, praticando esse crime”, explica.

Além dos comércios que devem cumprir as determinações do último decreto municipal, a lei também pode e será aplicada para quem desobedecer o período de isolamento social, orientado pelas autoridades para quem testar positivo para o COVID-19. “Aqueles que estão em isolamento, que não podem sair de casa e que são vistos na rua, eles podem ser conduzidos até a delegacia de polícia, onde vai ser registrado o boletim de ocorrência […] e, além disso, há a possibilidade de se representar pela prisão domiciliar”, comenta a Delegada.

Encerrando a sua fala, Giovana define o descumprimento como uma falta de cidadania. “Se não precisa sair, não saia. Quem está em isolamento, esse tem que cumprir, porque pode estar sujeito a uma prisão domiciliar. Neste momento, nós estamos trabalhando com questões como extorsão mediante sequestro, homicídio, tráfico, roubo, então nesse momento é importante que a população colabore. […] Porque demanda um trabalho de investigação”, pontua.

 

Texto: Murilo Alves

Foto: Marcelo Pinto/AP

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e