qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Vacinação da febre aftosa é suspensa no Rio Grande do Sul

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 36, que proíbe a manutenção, comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul e no Bloco I do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE PNEFA), composto pelos estados do Acre e de Rondônia e por alguns municípios e parte de municípios do Amazonas e de Mato Grosso.
Como medida adicional, a Secretaria de Defesa Agropecuária publicou a Instrução Normativa nº 23, com normas complementares para restrição e controle do ingresso de animais vacinados contra a febre aftosa nos estados e regiões informadas. Essa nova área junta-se ao estado do Paraná no projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país, após atendidas as premissas e ações do PE-PNEFA. A decisão conta com apoio e participação dos setores público e privado nos estados envolvidos.
A expectativa é o reconhecimento pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) desses estados como zonas livres de febre aftosa sem vacinação em maio de 2021.

General Hamilton Mourão através do X

Zero surpresa… O Banco Central teve que manter a Selic em 15%, assim prosseguimos com o maior índice das últimas duas décadas…   CLIQUE AQUI

Guilherme Socias Villela

Guilherme Socias Villela Nos deixou nesta quarta-feira, 31 de julho. Era filho de Uruguaiana, vizinho de Santana do Livramento, Municípios irmãos e fronteiriços. Deixou uma história de vida e de realizações nos diversos campos da política, economia, na academia e nos inúmeros cargos públicos em que desempenhou funções de relevância nacional e internacional. Mais que isso, preservou os laços de

TCE-RS realiza o 15º Encontro de Controle e Orientação em Santana do Livramento

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou, nesta quinta-feira (31), o 15º Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO), na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A atividade reuniu cerca de 900 participantes de 23 cidades fiscalizadas pelo Serviço Regional de Auditoria em Santana do Livramento (SRSL). Na abertura do evento, o presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, ressaltou