sex, 2 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Defesa Civil Estadual instalará escritório regional em Livramento

Unidade que funcionará junto ao Quartel do Corpo de Bombeiros

Em breve, Sant’Ana do Livramento contará com um escritório regional da Defesa Civil Estadual para atender melhor a região da Campanha e Fronteira Oeste. Será uma Coordenadoria Adjunta à CRPDEC 6 Uruguaiana, cujo objetivo é qualificar o atendimento da Defesa Civil Estadual aos municípios da região da Fronteira e Campanha. Com sede no Corpo de Bombeiros, possui 02 integrantes: um, em Uruguaiana, Major Castro, e em Livramento será chefiada pelo Tenente Ribas. A área de atuação da região da 6º CRPDEC é composta por 24 munícipios.

Trabalho das coordenadorias

As Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil Estadual (CREPDEC) seguem vistoriando e acompanhando a situação dos municípios atingidos pela estiagem nos últimos meses nas regiões do Rio Grande do Sul.
A cada município que registra prejuízos em decorrência da estiagem e manifesta a necessidade de decretar Situação de Emergência, o Coordenador Regional realiza uma visita técnica para passar as orientações e auxílio no preenchimento das documentações solicitadas no Sistema Integrado de Informações e Desastres (S2ID).
O trabalho contínuo das Coordenadorias Regionais compreende a instrução e o apoio direto aos representantes de cada município, o que permite a realização de todas as etapas formais solicitadas para que o decreto de situação de emergência, posteriormente, possa vir a ser homologado pelo Estado e reconhecido pela União.
As nove CREPDEC exercem um trabalho ativo para realizar as visitas técnicas, preventivas e de resposta, nos municípios pertencentes à sua área de ação. Em períodos de resposta à emergência (como no caso da estiagem), cada Coordenador Regional realiza uma média de três visitas por dia, totalizando cerca de mil quilômetros percorridos pelos coordenadores e adjuntos regionais diariamente.
Até o momento, 346 cidades já registraram danos humanos em consequência da estiagem. Destas, 332 já possuem decreto de Situação de Emergência, 235 já tem seus decretos homologados pelo Governo Estadual e 212 já possuem o reconhecimento Federal.

Matias Moura
[email protected]

Nota à Imprensa – queda do ministro Carlos Lupi

  A saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é a confirmação de que sua permanência no cargo se tornou insustentável diante da gravidade do escândalo envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Sua omissão, somada às inúmeras irregularidades identificadas, torna justa – embora tardia – a sua exoneração. No entanto, é preciso deixar claro que esta é apenas a