ter, 8 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Taxista entrega máscaras de proteção para colegas da cidade

Mais de 40 equipamentos já foram entregues

Sem poder paralisar as suas atividades durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), por exercer uma função considerada como essencial, o taxista Emerson Menezes passa um tempo considerável circulando pelas ruas de Sant’Ana do Livramento. Ao longo dos dias de trabalho, pode verificar a dificuldade que os seus colegas enfrentavam em adquirir máscaras de proteção, que passaram a ser de uso obrigatório para todos os profissionais após a publicação de um decreto municipal.
Pensando nisso, lembrou que sua esposa, Lhiane Ortiz, possuía uma máquina de costura e embora não trabalhasse como costureira, detinha certo conhecimento na área. Foi então que o taxista sugeriu que ambos dessem início à fabricação das máscaras em casa para serem distribuídas pelos pontos de táxi.
Com a colaboração de Lhiane, Menezes comprou o material e as máscaras começaram a ser produzidas e entregues. “Foram mais de 40 máscaras que distribuímos aos taxistas e também a algumas pessoas que passavam e pediam para poder entrar em locais onde exigiam (o uso da máscara) ”, explica.
O taxista conta ainda que alguns colegas que receberam as máscaras se propuseram a pagar por elas, mas ele não aceitou, pois o propósito é ajudar. “Sempre respondi que não tinha custo nenhum […] distribui para pessoas que não tinham nem máscara e talvez nem condições de comprar”, comenta.
Além dos pontos que já foram contemplados, Menezes projeta produzir mais 50 unidades para entregar aos demais colegas que ainda não receberam e também para deixar à disposição dos pacientes que forem até a Unidade Básica de Saúde do Prado, onde Lhiane atua como agente de saúde. “Tudo que fazemos é pensando que se cada um ceder um pouquinho, iremos passar essa pandemia de forma harmônica e humana. Com uns ajudando aos outros”, pontua.

General Hamilton Mourão através do X (antigo Twitter)

“Não podemos tolerar que escolas sejam alvo de ataques! É preciso proteger nossos jovens estudantes, professores e colaboradores do sistema educacional para que não sejam alvos de psicopatas. O ataque à faca, hoje, na escola Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação/RS, deve ser apurado com rigor! Minha solidariedade às famílias das três crianças feridas nesse condenável ato de barbaridade. #segurançapublica #escolasegura

NOTA OFICIAL — Securitização das dívidas rurais

  O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), defendeu nesta terça-feira (8), durante a reunião de líderes partidários, a inclusão na pauta do plenário da Câmara do Projeto de Lei 341/2025, que trata da securitização das dívidas dos produtores rurais gaúchos. A proposta busca oferecer uma saída concreta e urgente para milhares de agricultores altamente endividados em razão das