seg, 15 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Pessoas sem máscaras não poderão ingressar em estabelecimentos

Os que insistirem em entrar no local poderão ser barrados e expulsas dos espaços

Um comunicado oficial da Prefeitura divulgado na última semana, obriga o uso de máscaras pelos comerciantes autorizados a atender e ao público de Livramento. Quem não utilizar, deve ser barrado.
Mercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis, bancos, lotéricas, correspondentes bancários, Correios, lavagens de veículos, barbearias e salões de beleza, profissionais como pedreiros, pintores, eletricistas e bombeiros hidráulicos também estão autorizados a trabalhar e devem utilizar as máscaras.
A prefeitura recomenda que seja realizada a confecção das máscara e que se quiserem, a empresa poderá ofertar o equipamento para o cliente poder adentrar ao recinto. Nos supermercados e lotéricas, dois pontos de grande fluxo e aglomeração de público, foi possível notar várias pessoas sendo barradas pois não possuíam o EPI para ingresso ao local.
A decisão gerou discussão entre grupos que acreditam ser uma boa decisão o uso obrigatório de máscara e grupos que acham exagerada a decisão. Algumas pessoas foram entrevistadas enquanto aguardavam para entrar em um supermercado, confira:

Rosa Freitas, 74 anos
(Foto: J.V. Montoli/AP)

Rosa Freitas, 74 anos, disse que foi a primeira vez que saiu desde que iniciou a quarentena em sua residência em campanha e conta que gostou de usar a máscara: “Cheguei na quinta-feira na cidade, estava fazendo a quarentena na zona rural da cidade, agora vim comprar algumas coisas que estão falta e no fim de semana já estarei retornando. Sobre a máscara eu mesmo confeccionei ela e está sendo muito confortável, acho que todos devem usar”, conta.
Zenaide Machado Costa, disse que já utilizava o EPI antes mas que a decisão foi boa para proteção de todos: “No início é um pouco incômodo, mas é por uma boa causa, recomendo”.
Zulma da Rosa é a favor das máscaras, mas faz uma reclamação: “Estou sempre utilizando ela, o único problema para mim e acredito que para todos que utilizam óculos também, é que ficam embaçando toda hora, não foi feito pensando na gente”, brinx bem humorada.

Uma nova fonte de renda

Meire Leonor e Vera Vasconcelos, proprietárias de um ateliê, com a recomendação de utilização de máscaras com material reutilizável, começaram a produzir os EPIs de maneira personalizada, com temas dos mais variados: “O meu esposo me pediu para produzir uma máscara com a temática do Grêmio para ele, eu fiz e fomos a um hipermercado. Quando chegamos lá, muitas pessoas o pararam para perguntar onde foi que ele comprou e assim começamos. Produzimos com todo o cuidado, material reforçado e a gosto do cliente. Produzimos para empresas com logotipo, crianças com temáticas de fadas, princesas, super-heróis, enfim, como o cliente quiser”, conta Meire. O telefone para contato do ateliê é o (55) 9 8452-0712.

João Victor Montoli
[email protected]

Em reunião com governador, Lorenzoni questiona impacto de plano que vai aumentar salário do funcionalismo

O líder da bancada do PL, Rodrigo Lorenzoni, acompanhado do deputado Claudio Tatsh, esteve reunido com o governador Eduardo Leite e secretários de Estado na tarde desta segunda-feira (15). A pauta do encontro foi o plano Reconstrução do Rio Grande – Estratégia de Pessoal, já apresentado a deputados da base, a entidades e a parlamentares do PT, PSOL e PCdoB

Associação dos consórcios públicos gaúcho visita o presidente do TCE-RS

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, recebeu esta tarde (15) a visita da diretoria da Associação dos Consórcios Públicos (AGCONP). Também estiveram na reunião representantes de 19 associações. Durante o encontro, as entidades agradeceram e destacaram a importância da atuação do Tribunal na garantia da aplicação correta dos recursos públicos. O presidente Marco Peixoto