seg, 16 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Pessoas sem máscaras não poderão ingressar em estabelecimentos

Os que insistirem em entrar no local poderão ser barrados e expulsas dos espaços

Um comunicado oficial da Prefeitura divulgado na última semana, obriga o uso de máscaras pelos comerciantes autorizados a atender e ao público de Livramento. Quem não utilizar, deve ser barrado.
Mercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis, bancos, lotéricas, correspondentes bancários, Correios, lavagens de veículos, barbearias e salões de beleza, profissionais como pedreiros, pintores, eletricistas e bombeiros hidráulicos também estão autorizados a trabalhar e devem utilizar as máscaras.
A prefeitura recomenda que seja realizada a confecção das máscara e que se quiserem, a empresa poderá ofertar o equipamento para o cliente poder adentrar ao recinto. Nos supermercados e lotéricas, dois pontos de grande fluxo e aglomeração de público, foi possível notar várias pessoas sendo barradas pois não possuíam o EPI para ingresso ao local.
A decisão gerou discussão entre grupos que acreditam ser uma boa decisão o uso obrigatório de máscara e grupos que acham exagerada a decisão. Algumas pessoas foram entrevistadas enquanto aguardavam para entrar em um supermercado, confira:

Rosa Freitas, 74 anos
(Foto: J.V. Montoli/AP)

Rosa Freitas, 74 anos, disse que foi a primeira vez que saiu desde que iniciou a quarentena em sua residência em campanha e conta que gostou de usar a máscara: “Cheguei na quinta-feira na cidade, estava fazendo a quarentena na zona rural da cidade, agora vim comprar algumas coisas que estão falta e no fim de semana já estarei retornando. Sobre a máscara eu mesmo confeccionei ela e está sendo muito confortável, acho que todos devem usar”, conta.
Zenaide Machado Costa, disse que já utilizava o EPI antes mas que a decisão foi boa para proteção de todos: “No início é um pouco incômodo, mas é por uma boa causa, recomendo”.
Zulma da Rosa é a favor das máscaras, mas faz uma reclamação: “Estou sempre utilizando ela, o único problema para mim e acredito que para todos que utilizam óculos também, é que ficam embaçando toda hora, não foi feito pensando na gente”, brinx bem humorada.

Uma nova fonte de renda

Meire Leonor e Vera Vasconcelos, proprietárias de um ateliê, com a recomendação de utilização de máscaras com material reutilizável, começaram a produzir os EPIs de maneira personalizada, com temas dos mais variados: “O meu esposo me pediu para produzir uma máscara com a temática do Grêmio para ele, eu fiz e fomos a um hipermercado. Quando chegamos lá, muitas pessoas o pararam para perguntar onde foi que ele comprou e assim começamos. Produzimos com todo o cuidado, material reforçado e a gosto do cliente. Produzimos para empresas com logotipo, crianças com temáticas de fadas, princesas, super-heróis, enfim, como o cliente quiser”, conta Meire. O telefone para contato do ateliê é o (55) 9 8452-0712.

João Victor Montoli
[email protected]

Polícia Civil prende homem durante Operação Saqueadores em Livramento

A Polícia Civil, através de agentes da DP de Santana do Livramento, com apoio de agentes da DRACO, DPPA e Brigada Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de indivíduos suspeitos de praticar, em dias e vítimas distintas, dois roubos de valores. Um indivíduo, 48 anos, foi autuado em flagrante por posse de arma de uso restrito e

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A