seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Autores de latrocínio em Pampeiro são presos pela Polícia Civil

Dois maiores foram presos e um menor foi detido pela morte de Bernardo Pelufo, de 80 anos

Foram presos, nessa semana, os autores de um crime que deixou os moradores de Pampeiro, zona rural, assustados. O local, tranquilo, longe do movimento da cidade, foi o cenário de um latrocínio, roubo seguido de morte. Bernardo Pelufo, morador da localidade teve sua casa invadida por três indivíduos, dois maiores e um menor de idade, agredido com socos, pontapés e esfaqueado, a agressão sofrida foi de tamanha gravidade, que na residência foi encontrada massa encefálica da vítima.
A delegada responsável pelo caso, Giovanna Müller, comentou como foi realizada a investigação que resultou na prisão e apreensão dos indivíduos: “Foi realizado o registro de latrocínio consumado, pois houve o óbito da vítima, foi remetido na terça-feira (07), ao sistema judiciário, com o indiciamento de latrocínio consumado e corrupção de menor. Já para o adolescente foi realizado o PAI (Procedimento de Adolescente Infrator), que ainda será remetido, e o menor foi enviado para o CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo). Ou seja, todos estão presos, com os flagrantes dos fatos, os inquéritos de todos ainda estarão disponíveis para o sistema judiciário”, contou.
Pelufo chegou a ser socorrido por vizinhos, que ajudaram a colocá-lo na ambulância do SAMU que, prontamente foi prestar atendimento à vítima, na BR-158. Ao chegar ao Pronto Socorro, a equipe de saúde constatou que o idoso, além de ter sido espancado, sofreu dois ferimentos com uma arma branca, na altura do ombro e na cabeça. A vítima estava bastante desidratada e debilitada por conta dos ferimentos e, dois dias depois do crime, acabou falecendo. A BM dirigiu-se até a propriedade da vítima onde encontrou a casa revirada, marcas de sangue pelas paredes e pelo chão e também massa encefálica.
Na Delegacia, os criminosos relataram que a ação, que tinha como objetivo roubar o dinheiro da vítima, aconteceu na madrugada de sexta (03) para sábado (04). Na próxima semana, eles estarão à disposição do sistema judiciário para definição de suas penas para este crime brutal.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem