Com a suspensão das aulas até dia 30 de abril, escolas criaram grupos de Whatsapp e lives no Facebook
Com o decreto do governador Eduardo Leite prorrogando a suspensão das atividades escolares até o dia 30 de abril, por causa do Coronavírus, as escolas tiveram de adotar algumas medidas rápidas para evitar que seus alunos ficassem desassistidos.
Professores organizando transmissões ao vivo para explicar aos alunos o conteúdo, planilhas com a recomendação de datas de trabalhos para serem entregues e também grupos no WhatsApp para publicação de temas e entrega de trabalhos, estes são, apenas, alguns recursos que foram utilizados para ensinar os alunos de uma maneira em que não sejam prejudicados pela falta de aulas presenciais.
João dos Santos, diretor da escola Sílvio Ribeiro, comentou como estão sendo realizadas as aulas fora da escola: “Os professores criaram grupos de todas as turmas para fazerem os trabalhos e também prepararam aulas impressas e entregue aos alunos, para que aqueles que não possuem internet e para os que não têm rede em casa sirva de material complementar, eles foram à escola e pegaram. Esse material acabou na última sexta-feira (3), e no dia 2 já realizamos uma vídeo conferência com a coordenadoria para ver como será até o fim do mês.
Na escola Dr. Élbio, a diretora Daniela Torres, contou que estão utilizando a plataforma do Facebook, onde foram divulgadas algumas planilhas com os dias e atividades a serem realizadas: “A direção orientou seus professores para colocarem na plataforma do Facebook todas as atividades do 1º ao 9º ano. Foram organizadas planilhas, dividimos por turmas e por área de conhecimento, com atividades para serem entregues. Eu, como diretora, já estou articulando com as colegas para a gente organizar outra tabela de atividades e enviar para os alunos pelo Facebook e, para aqueles alunos que possuem WhatsApp, a gente envia pelo aplicativo, para eles continuarem tendo esse atendimento em casa. A gente dispõe para os alunos também os nossos telefones para tirarem dúvidas e qualquer trabalho que tenham dificuldade de fazer, para que a gente possa organizar o atendimento da melhor forma para eles. Por enquanto, até o dia 13, eles têm atividades que foram dispostas no Facebook da escola, a partir do dia 13 a gente já está organizando em novas plataformas novas atividades que serão lançadas também pelo Facebook e pelas mídias que nós temos da escola.
Alguns professores como, por exemplo, Tanise Carrali, estão realizando vídeo aulas, onde marcam com seus alunos, através de aplicativo de mensagem e e-mail, um horário e iniciam uma transmissão ao vivo, com o chat é possível o aluno sanar dúvidas e compreender melhor a matéria do que somente com o material escrito.
João Victor Montoli
[email protected]