ter, 8 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Unipampa oferece instalações dos seus campi para construção de hospitais de campanha

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) atenta à situação da pandemia do novo coronavírus tem tomado medidas para auxiliar os municípios gaúchos no combate à doença. Na última semana, o reitor da instituição, Roberlaine Ribeiro Jorge, encaminhou um ofício ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do qual disponibiliza as instalações prediais da Universidade para receber pacientes infectados.
O documento informa: “Através da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, do Conselho Estadual de Saúde e das Coordenadorias Regionais de Saúde, que abrangem os municípios onde a Unipampa possui unidades administrativas, colocamos à disposição das autoridades de saúde estaduais nossas instalações prediais, especificamente os prédios acadêmicos, pois tratam-se de amplos espaços com acessibilidade que podem emergencialmente serem adaptados para receber pacientes infectados pelo vírus e que requeiram isolamento para tratamento imediato”.
Além do Campus de Livramento, os campi de: Jaguarão; Bagé; Dom Pedrito; Cachoeira do Sul; Alegrete; Itaqui; São Gabriel; Uruguaiana e São Borja. Para Roberlaine Ribeiro Jorge, é papel da Unipampa “colaborar com o enfrentamento à pandemia da COVID-19, pois acreditamos que juntos vamos superar todas as dificuldades deste delicado momento”.

General Hamilton Mourão através do X (antigo Twitter)

“Não podemos tolerar que escolas sejam alvo de ataques! É preciso proteger nossos jovens estudantes, professores e colaboradores do sistema educacional para que não sejam alvos de psicopatas. O ataque à faca, hoje, na escola Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação/RS, deve ser apurado com rigor! Minha solidariedade às famílias das três crianças feridas nesse condenável ato de barbaridade. #segurançapublica #escolasegura

NOTA OFICIAL — Securitização das dívidas rurais

  O líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), defendeu nesta terça-feira (8), durante a reunião de líderes partidários, a inclusão na pauta do plenário da Câmara do Projeto de Lei 341/2025, que trata da securitização das dívidas dos produtores rurais gaúchos. A proposta busca oferecer uma saída concreta e urgente para milhares de agricultores altamente endividados em razão das