sáb, 13 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 06 e 07.07.24
Aplateia Digital | 06 e 07.07.24

Última Edição

Prefeitura prorroga decreto de calamidade pública

Decreto de calamidade pública renovado foi anunciado em coletiva (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Lotéricas e hotéis voltam a funcionar, mas comércio ainda deve permanecer fechado

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento emitiu um novo decreto de calamidade pública que passa a valer a partir deste domingo (29). No documento, a prefeita Mari Machado (PSB) prorrogou o prazo emitido na sexta-feira passada (20) até o dia 31 de dezembro para que continue a prevenção e o enfrentamento à pandemia causada pelo Covid-19, o novo Coronavírus. Entretanto, as medidas desta semana têm validade de sete dias.

O novo documento traz novidades nos serviços essenciais. A partir deste sábado, unidades lotéricas e correspondentes bancários, desde que os caixas permaneçam intercalados, com atendimento de uma pessoa por vez e sejam obedecidas as orientações de higiene e uso de equipamentos de segurança, tais como luvas, máscaras, álcool em gel 70%, podem funcionar; assim como a distribuição e comercialização de produtos para a manutenção, reparo, conserto e higienização de veículos; conserto de pneumáticos, de máquinas agrícolas, elevadores, refrigeração, embalagens e outros equipamentos pertinentes ao atendimento dos serviços essenciais constantes neste decreto; a produção, industrialização e transporte de alimentos, água, medicamentos e produtos de higiene; construção civil, com revezamento de trabalhadores, uso de EPI’s e prevenção sanitária; ferragens, elétricas e serviços de lavagem de veículos.
Estão aptos a abrir também as agropecuárias que comercializam produtos destinados a animais, atendimento de pets e animais em cativeiro; locais de abate, desde que com dois funcionários por turno; serviços de hotelaria e hospedagem, desde que atenda, no máximo, 30% de sua capacidade de lotação, para atendimento de profissionais e pessoas necessárias à logística e execução dos serviços essenciais com o preenchimento completo da ficha cadastral dos hóspedes, identificando qual foi seu último destino. Os funcionários dos hotéis também devem estar equipados com EPI’s.

O serviço de moto-táxi também foi incluído no novo decreto. Cada ponto de moto-táxi poderá funcionar somente nos pontos já existentes no Município e com a adoção de sistema de rodízio com 50% de sua capacidade para evitar aglomerações. De acordo com o documento: “Os condutores estão proibidos de fornecer capacete aos usuários, devendo estes, utilizar capacete de sua propriedade. O trabalhador deverá recusar a corrida, caso o usuário não tenha seu próprio capacete”.

O transporte coletivo, a partir deste sábado, passa a circular a partir das 5h20 às 9h; das 11h30 às 14h30; das 18h às 19h30; às 22h30 com saída do Terminal Central.
No novo documento, a Prefeitura mantém como essencial o serviço de “delivery” para a distribuição de gêneros alimentícios, incluídos os confeccionados manualmente mantendo as orientações de higiene e uso de equipamentos de segurança, tais como luvas, máscaras, avental, álcool em gel ou líquido, com a presença de dois funcionários para a cozinha e um para a entrega.
Além disso, todos os serviços descentralizados da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) estão suspensos enquanto o decreto estiver em vigor.

Quatro pacientes positivos para o Covid-19 ainda estão em isolamento

Ao longo da semana, subiu para quatro o número de pacientes que testaram positivo para o Covid-19, em Sant’Ana do Livramento. Na semana passada, já havia a confirmação de uma mulher de 67 anos de idade e um homem de 55. Nesta semana, foram confirmados outros dois casos: uma jovem de 20 anos e um homem 75.
Até o fechamento desta edição, na tarde de sexta-feira (27), 12 pessoas que haviam feito o teste do Coronavírus, testaram negativo. Outros seis casos continuam em análise.

Prefeita Mari e secretário de Saúde, Sérgio Aragon (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Inscrições para Projeto Incentivo encerram dia 20

Projeto Incentivo de Unick Music Brasil está cadastrando cantoras de Sant’Ana do Livramento e cidades vizinhas. A iniciativa pretende selecionar cantoras de qualquer idade e de gêneros populares como sertanejo, forró e MPB acústica.