sáb, 13 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Livramento está vigilante ao coronavírus

Equipes estão formadas para receber possíveis casos da doença no município

O mundo está em alerta com o avanço do novo coronavírus, que surgiu em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. A doença que causa a atual pandemia batizada pela Organização Mundial da Saúde como Covid-19 gera muitas perguntas e respostas sobre sintomas, transmissão, cuidados e possível cura.
Em um dos últimos balanços divulgados pelo Ministério da Saúde, nessa semana, aponta que o Brasil tem mais de 70 casos confirmados de novo coronavírus. Com mais registros, o estado de São Paulo tem 42 pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente causador da doença Covid-19. O Rio Grande do Sul, por sua vez, são apenas quatro.
Para tentar conter a situação no Estado, o governador Eduardo Leite (PSDB) assinou, nessa sexta-feira (13), um decreto de 30 dias com medidas para que sejam suspensos eventos com grandes aglomerações de pessoas. No decreto, Leite recomenda que viagens internacionais sejam evitadas. A recomendação é para que os servidores públicos que estão retornando de suas férias informem o itinerário da viagem que fizeram. O Ministério da Saúde, inclusive, já anunciou que antecipará a campanha de vacinação contra a gripe para o dia 23 de março.
O Uruguai confirmou no fim da tarde dessa sexta-feira (13) que o país já tem 4 casos de coronavírus: dois na cidade de Montevideo e dois em Salto.
Em Sant’Ana do Livramento, o alerta não é diferente. Apesar do município não ter registrado nenhum caso suspeito da doença, a Secretaria Municipal de Saúde lembra que o município não está fora do circuito por onde trafegam centenas de turistas toda a semana. “Nós ainda não temos nenhum caso suspeito. Porém, é válido que a população fique tranquila, pois estamos preparados para enfrentar possíveis casos com responsabilidade”, destacou o secretário de Saúde, Sergio Aragon.
Durante a semana, uma equipe foi estruturada e um laboratório está sendo organizado para receber as primeiras amostradas de exames de pessoas que estiverem com a suspeita de coronavírus. “Pode-se considerar um caso suspeito, uma pessoa que tenha viajado para um país com transmissão do coronavírus nos últimos 14 dias e tenha sintomas como falta de ar, dificuldade para engolir e nariz escorrendo”, explicou a coordenadora epidemiológica do Município, Gabriel Formoso.
A orientação da Secretaria de Saúde para as pessoas que acreditem estar infectadas com o coronavírus é fazer uma ligação para o plantão da coordenação epidemiológica no telefone (55) 99615-6275. A partir daí, o paciente responderá a uma série de perguntas e terá amostras de sangue coletadas para um exame. O recado é para que as pessoas não saiam de casa. “Principalmente os idosos, pois cerca de 18% das pessoas entre 75 e 80 anos que têm contato com o vírus acabam falecendo”, relata Gabriela.

Germano Rigotto

Morning Express

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 8 n° 2793 Dia 13 de Julho de 2024, Sábado DATAS COMEMORATIVAS Dia do Cantor Dia dos Compositores e Cantores Sertanejos Dia do Engenheiro de Saneamento Dia Mundial do Rock TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 23° Máx 34° (Macapá-AP) 💵 Dólar Com: ⬇️ 0,2% R$ 5,43 💶 Euro: ⬆️ 0,18% R$ 5,92