sáb, 17 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Pessoas em situação de rua e viajantes ocupam parques e praças da cidade

Cena bastante comum em cidades do interior, como Sant’Ana do Livramento, é ver pessoas visitando as praças das cidades em busca de um momento de lazer e tranquilidade. Embora, carentes de cuidados e reformas em suas estruturas, os espaços públicos santanenses continuam figurando como uma opção para essas pessoas.
Principalmente no verão, é comum que o movimento nesses lugares aumente, o que também aumenta é o número de crianças que, em período de férias, correm, andam de bicicleta e brincam entre as árvores e os bancos das praças.


Entretanto, uma situação bastante atípica e incômoda tem se tornado recorrente nesses ambientes, verdadeiros acampamentos estão sendo montados. Nas últimas semanas, o Grupo A Plateia tem recebido diversas reclamações de leitores e ouvintes cobrando uma resposta do poder público ao problema. Para isso, a Reportagem procurou o responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Rafael Castro, para entender como o órgão está lidando com o tema.
De acordo com o Secretário, a repartição tem feito buscas e através dessas ações já constatou que tratam-se de grupos diferentes de pessoas. “A Secretaria de Assistência, os técnicos, as equipes têm feito essas buscas e já te digo que são perfis diferentes. A gente foi ali na praça (Oriovaldo Grecellé) e é um perfil de jovens daqui da cidade, doble chapa como eles mesmo dizem e ficam cuidando carros ali”, comenta.
Já no Parque Internacional, Castro informa que o perfil já é outro. “Ali têm argentinos, têm uruguaios, têm chilenos que estão passando por aqui. A gente também fez a visita ali. É o perfil rotativo. Pode parecer que são as mesmas pessoas, mas é um trânsito. Eles estão passando por Sant’Ana do Livramento e eles ficam um tempo aqui fazendo malabares nos sinais para tentar arrumar algum dinheiro para continuar a viagem deles’’.
Quanto às providências, o Secretário diz que as medidas que podem ser adotadas pela SMAS são baseadas na orientação. “De início o que a gente faz é convidá-los para ficar em nossos serviços, que no caso é o albergue. A gente tem um espaço para que eles possam dormir, para que eles possam passar a noite, tomar um banho, jantar e tomar um café’’.
Porém, a maioria ainda prefere continuar em situação de rua. “Alguns deles não aceitam. Eles não querem porque, para fazer parte do albergue, eles precisam deixar todo o tipo de droga ou álcool, têm que tomar banho, mas eles não querem fazer isso. Da parte da Assistência a gente já fez esse convite”, pontua o secretário.
Sobre as reclamações da população quanto à presença dos sem-teto nesses espaços, Castro aponta que a SMAS não pode obrigá-los a sair. “Muita gente questiona e fala sobre a presença deles, que fica um mau cheiro, que gera insegurança, mas da parte da Assistência a gente não tem como coagi-los. A gente não tem esse poder de polícia. O que a gente orienta é que, se eles fizeram algo errado, que acionem a Brigada Militar, porque eles têm esse poder de polícia para fazer com que eles saiam dali”.
Ainda dentro da mesma discussão, é comum que os cidadãos santanenses levantem a questão: “Como isso não acontece nas praças de Rivera’’? Quem responde essa questão é Carlos Migorena, Inspetor Geral da Intendência da cidade vizinha. “No geral, chegamos e os convidamos a se retirar. A lei autoriza que a polícia atue nos casos em que o indivíduo esteja embriagado ou sob o efeito de substâncias entorpecentes, além de verificar se os mesmos não estão foragidos e se possuem antecedentes’’, informa.

.Acidente na BR-293 deixa duas mulheres mortas e três homens feridos em estado grave

  Na tarde desta sexta-feira (16), um grave acidente foi registrado na BR-293, nas proximidades do trevo da Faxina, em Sant’Ana do Livramento. Um carro Honda CRV, na cor preta, com cinco ocupantes capotou após um possível problema em um dos pneus, que teria causado a perda de controle do veículo por parte do motorista, levando à saída de pista

Vereador busca viabilizar investimentos do Governo para Esporte e Lazer na cidade

  Depois de reunião na Secretaria de Esportes do RS, o vereador Duda Amaral (PP) esteve nesta semana reunido com secretário de Planejamento, Paulo Ricardo Ecoten, e o Procurador Felipe Vaz para tratar de recursos para iluminação e infraestrutura de praças e parques de Sant”Ana do Livramento. A conversa foi uma continuação do trabalho de auxiliar na busca de verbas