sex, 12 de julho de 2024

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O Novo Ensino Médio já está em Livramento

Quatro escolas em Livramento contam com o programa piloto

O Novo Ensino Médio tem como principal mudança colocar o jovem no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade e que estimule o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade do estudante por suas escolhas e seu futuro. A partir da garantia de aprendizagens essenciais e comuns a todos, referenciadas na Base Nacional Comum Curricular, e da oferta de itinerários formativos organizados e estruturados pedagogicamente, o estudante poderá escolher, entre diferentes percursos, a formação que mais se ajusta às suas aspirações e aptidões e ao seu projeto de vida.
As mudanças curriculares do Novo Ensino começam a ser implantadas em quatro escolas-piloto da Rede Estadual. A primeira ação é o aumento da carga horária anual de 916 para mil horas. Outra novidade é a inclusão da disciplina Projeto de Vida, já ofertada nas escolas de Tempo Integral, nas escolas da cidade, incluindo a Escola Cyrino Luiz de Azevedo. Para isso, professores e diretores passam por uma formação específica, que, em sala de aula, ajudará a organizar e planejar as decisões futuras dos estudantes. Essas escolas passam a funcionar como laboratório de criação de materiais e aplicação de estratégias pedagógicas que servirão para futura implantação em nível estadual. Os professores já iniciaram as atividades neste ano letivo. “Queremos pegar a expertise das escolas de Tempo Integral e aplicarmos nas escolas de Tempo Parcial, aumentado a carga horária com a disciplina de Projeto de Vida. Estamos com essa novidade para trabalhar com os alunos um novo método, que eles consigam pensar e traçar diretrizes para o que eles querem para a vida. É uma aula de planejamento”, disse a direção da escola Cyrino pela pessoa da sua diretora, Luiza Helena Torres.
Com essa proposta, a escola piloto que os jovens da Rede Estadual de Ensino construam seu projeto de vida, a partir do que aprendem naquela escola e que esse aprendizado faça parte da sua escolha, desenvolvendo suas múltiplas potencialidades. O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, colocando cada estudante no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade. Busca também, estimular o seu desenvolvimento integral, por meio do incentivo ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade por suas escolhas. A mudança tem como objetivo garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.