sex, 11 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Estância São Miguel do Sarandy realiza curso de aprimoramento em equinocultura

Curso foi realizado na propriedade e trabalhou questões fundamentais da doma de cavalos.

A atividade denominada “Charlando Equitación III – Iniciação de potros e Doma” foi direcionada à equipe de trabalho da propriedade e entusiastas da criação de cavalos

No clarear da manhã do dia 13 de janeiro, olhos brilhavam curiosos e atentos na Estância São Miguel do Sarandy. Cavalos e cavaleiros reunidos com o mesmo objetivo: formar novos vínculos de amizade e confiança.

O propósito do curso “Charlando Equitación III – Iniciação de potros e Doma” foi capacitar a equipe da fazenda e parceiros entusiastas da boa relação com cavalo, gente que busca, depende e valoriza a doma bem feita, em todas suas etapas.

Para a Estância São Miguel do Sarandy, o cavalo simboliza coragem e prosperidade, assim surge a marca Sarandy Cavalos do Sul, reconhecendo e exaltando seu amor e admiração por este animal excepcional, dando espaço para que cada vez mais se possa conhecer e conviver neste meio, de pessoas e cavalos que sabem e gostam do que fazem.

Para o idealizador da atividade e um dos responsáveis pela Sarandy Cavalos do Sul, Bento Brochado, esta foi uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos e proporcionar uma maior interação entre o homem e o cavalo. “Acreditamos que a capacitação é determinante para obtermos bons resultados e para isso buscamos instrutores com conhecimento e experiência nesta arte. Apadrinhados por Alberto Gazzapina, Instrutor do curso de Doma Racional pelo SENAR-RS, há mais de 20 anos, e por Patrício Muñoz Barrios, reconhecido etólogo equino chileno, começamos nossa jornada. “Compreendemos como funciona o comportamento do cavalo e sua linguagem corporal, o que transmite com seus movimentos e olhares. A evolução da doma surpreende quando entendemos esta comunicação. Usá-la como estímulo positivo facilita o aprendizado e aumenta o grau de confiança do conjunto homem-cavalo. A cada dia uma conquista e a certeza de que vale a pena. A sequência do trabalho é fundamental para chegarmos onde desejamos. A história conta que o mundo não seria o mesmo sem a existência do cavalo, isto nos encoraja a seguirmos, reconhecendo que nossa cultura e tradição depende desta saudável relação” disse.

Dificuldades do homem do campo

O produtor rural destaca ainda que entre as principais dificuldades enfrentadas por quem produz está a questão do abigeato. Somente nesta semana foram furtadas 40 novilhas da propriedade de sua família. “Gostaríamos de só contar histórias como esta, de desenvolvimento e alegrias que o campo nos proporciona, mas a realidade nos impacta e repartimos aqui nosso repúdio e a tristeza de sermos, mais uma vez, afrontados e violados pelo abigeato, este crime que segue desafiando produtores, o mercado e os Órgãos responsáveis. Agradecemos a mobilização e sabemos que juntos somos mais fortes no combate deste problema”.

Matias Moura | [email protected]

Todo pronto para la asunción de Richard Sander como intendente de Rivera

El acto protocolar se realizará en el Teatro Municipal de Rivera En la jornada de este jueves 10 de julio se llevará a cabo el cambio de mando de la intendencia departamental de Rivera, dónde el actual intendente Arquitecto, José Mazzoni, dejará su lugar al intendente electo, Contador Richard Sander. El acto protocolar se llevará a cabo a partir de