qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Chuva causa deslizamento e deixa mortos em Ibirité, na Grande BH

De acordo com a Defesa Civil, três pessoas morreram na Vila Ideal. Uma segue desaparecida.

Três pessoas morreram e uma está desaparecida em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após um deslizamento provocado pela forte chuva que atinge a região nesta sexta-feira (24). De acordo com o Corpo de Bombeiros, os corpos identificados na Vila Ideal são de um bebê de seis meses de idade, de uma criança de seis anos e da mãe deles.

“Eu estava na casa da minha avó, ia buscar eles e depois não consegui falar mais. Aí meu telefone tocou dizendo que tinha desabado”, disse o pai das crianças, Samuel Ferreira.

As buscas pela quarta vítima, uma mulher, continuam no local. Todas as pessoas estavam na mesma casa.

A Polícia Civil chegou a dizer que uma outra casa havia sido atingida, totalizando cinco desaparecidos no bairro. Porém, a Defesa Civil Estadual disse em entrevista coletiva no fim da tarde desta sexta-feira (24) que apenas uma pessoa estava sendo procurada.

A previsão de um grande volume de chuva entre esta quinta-feira (24) e sexta em Belo Horizonte e cidades do entorno se confirmou, e o dia amanheceu com alagamentos de vias e deslizamentos de barrancos.

Ibirité foi um dos municípios mais castigados pela chuva. Já em Raposos, o Rio das Velhas aumentou significativamente e alagou vias e casas da cidade, inclusive a do prefeito Serginho da Bota (PSB). A ponte sobre o rio foi fechada. Até a última atualização desta reportagem, não havia registro de vítimas na cidade.

Já na capital mineira, os maiores transtornos foram provocados por alagamentos de vias e alguns deslizamentos. Pela manhã, as Avenidas Cristiano Machado, na Região Norte, e Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha, estavam cobertas pela água e com o trânsito fechado. Ao longo do dia, as vias foram liberadas.

Outra avenida que chegou a ser interditada foi a Tereza Cristina, na Região Oeste de Belo Horizonte. Havia risco de transbordamento do Rio Arrudas, o que não se confirmou e, com isso, a via foi liberada. Não há registro de vítimas na capital.

Conforme a Prefeitura, 17 pessoas foram levadas para abrigos na capital. O município reservou 500 alojamentos caso haja necessidade de pessoas saírem de casas em áreas de risco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou que Belo Horizonte teve o dia mais chuvoso da história da cidade, desde o início da medição climatológica há 110 anos. A capital mineira completou 121 anos em dezembro de 2019. Em 24 horas, o acumulado de chuva chegou a 171,8 milímetros em Belo Horizonte. O Inmet considera a medida entre as 9h desta quinta-feira (23) e as 9h desta sexta-feira (24).

O Corpo de Bombeiros no início da tarde afirmou que atendia cerca de 30 ocorrências de deslizamentos e desabamentos relacionados a chuva em BH e Região.

Em Contagem moradores do Morro dos Cabritos precisaram ser retirados de casa e levados para abrigos. Segundo a Defesa Civil da cidade, cerca de 500 moradores foram retirados da região. Eles devem receber aluguel social.

Outras cidades afetadas com enchentes, desabamentos e deslizamentos na Região Metropolitana são Betim, Sabará, Santa Luzia. Às 15h, não havia registro de vítimas nestes municípios.

Fonte: G1/RS
Fotos: Divulgação

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.